segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

(1 Rs 17. 4) PROVISÃO EM QUERITE


“E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.” (1 Rs 17. 4)

Elias, o profeta de Deus, recebe como missão divina, cuidar do povo de Israel em um momento de crise onde a identidade deles como povo de Deus e adoradores do Deus vivo estava por um fio, diante desta situação o homem de Deus, profetiza uma grande seca sobre o reinado de Acabe, seca esta com duração de três anos e meio (Tg 5. 17) em que o Senhor prepararia a cena para o grande desafio do profeta de Tisbe, aos profetas de Baal, portanto o profeta Elias passa a condição de persona non grata no reino de Israel, e perseguido por Acabe em todo território de seu reino.
O Senhor Deus para proteger o seu fiel servo o orienta: “Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.” (1 Rs 17. 2-3). Seguindo a orientação do seu Deus, Elias deixa Samaria e segue para oriente em direção da fonte de Querite, e lá Deus lhe destina uma provisão. Querite era lugar de águas frescas, e sombras, onde temporariamente o profeta estaria abrigado, e seria alimentado por corvos que lhe traria o pão e carne diariamente (1 Rs 17. 6), e ele mataria a sede nas águas frescas do ribeiro de Querite, porem esta situação seria apenas um escape em meio à crise, até porque o ribeiro sem as chuvas que faltaria, conforme a palavra de Deus, dita pelo profeta, secaria em poucos dias, logo Querite não sereia um estado permanente, mas uma provisão em tempos de crise (1 Rs 17. 7). Quem faz de “Querite” seu ponto final terá problemas porque certamente secará! Que possamos em qualquer tempo buscar a orientação divina para a nossa jornada terrena, e assim estarmos sempre ao alcance da provisão divina para nossa vida. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário