segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

(Mc 7. 22-23) A RAIZ DA COBIÇA.



“Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” (Mc 7. 22-23)
Estudaremos esta semana mais uma lição na nossa EBD, sobre a vida do profeta Elias, que tem por tema a vinha de Nabote, o maior destaque neste tema é a cobiça pela qual estava envolvido o rei Acabe, em possuir uma propriedade do seu súdito Nabote, a qual seria anexada a sua casa de verão, onde ali Acabe plantaria uma horta para os seus deleites sem se importar com as necessidades e direitos do seu súdito Nabote.

Acabe possuía em Jezreel uma segunda casa, uma casa de campo, além do palácio real, entendemos que a sua casa de campo “casa de verão”, era uma casa confortável, localizada na área rural de Jezreel, ampla em que o rei a utilizava para o repouso de suas longas jornadas pelo reinado de Israel, porém vizinho a sua casa de campo havia um pequeno sitio de propriedade de Nabote, a vinha de Nabote, e Acabe cobiçoso, e não conformado com o que possuía, viu naquela pequena propriedade a possibilidade de expandir a sua propriedade e ali projetou construir uma horta, que estivesse anexada a sua casa de verão, e que fosse capaz de fornecer, frutas e verduras frescas a casa do rei, completando assim os desejos e deleites do soberano, porém as terras eram de Nabote, e o tirano Acabe tenta comprar aquela pequena propriedade, mas o Nabote se recusa a vender a herança que receberá dos seus pais, com base na lei e no mandamento do Senhor Deus (Nm 36.7). Nabote era um homem obediente ao Senhor Deus, e invocou a lei divina para proteger-se de Acabe, que diante deste fato e tomado pela cobiça, ficou triste, pois entendia que mesmo sendo o imperador, governante do povo hebreu, precisava submeter-se a lei divina (1 Sm 10. 25). Embora Acabe desiludido de possuir a propriedade, a sua esposa Jezabel que não respeitava as leis de Deus decidiu e arquitetou um plano para tirar a vida de Nabote e assim o seu esposo Acabe tomar a posse das terras do Nabote. (1 Rs 21. 5-14).

Precisamos neste dias tomar cuidado com as saídas do nosso coração, pois diante desta sociedade consumista, onde e ter a cada dia suplanta mais o ser, e a cobiça tem invadido o coração dos homens, e sabedores pela palavra de Deus que pecados como a cobiça, a inveja, a presunção, a maldade, e etc. procedem do interior o homem, necessitamos estar alertas com o nosso coração e a nossa mente, preenchidos pela suficiência que é Deus em nossas vidas e assim podermos desfrutar de plena paz com Deus e com os irmãos. Amém!!



Referências bibliográficas:


GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.

COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.

RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário