sábado, 2 de fevereiro de 2013

(1 Rs19. 7) ELIAS, UM HOMEM SOB OS CUIDADOS DIVINOS


“E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.” (1 Rs 19.7)

Em sua fuga o profeta Elias, empreende uma caminhada pelo deserto, depois de passar por Berseba, vamos encontra-lo abatido dormindo a sombra de uma arvore momentos em que o Senhor Deus usa para confortar e amparar o seu servo, um mensageiro de Deus o desperta primeira vez e lhe diz, “levanta de come” e o serve de pão quente e água (1 Rs 19. 6), naquele momento Elias necessitava de comida e repouso, tinha enfrentado uma longa jornada de pelo menos um dia, e não havia se alimentado, e o Senhor providenciou o necessário para que o homem de Deus recobrasse as forças. Elias come, bebe e ainda fadigado em sua jornada volta a dormir, era o Senhor cuidando do seu profeta e o preparando para uma caminhada ainda mais árdua e longa, pelo que o anjo do Senhor o desperta segunda vez, e agora lhe fala: “Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.” (1 Rs 19.7), então o profeta se levantou comeu, bebeu, e direcionado por Deus, caminhou quarenta dias para o monte Horebe, e ali entrou em uma caverna e passou ali uma noite.
Deus o direcionou para o monte do Senhor porque queria ter uma conversa mais íntima como Elias, mostrando-lhe que Ele, o Senhor, dispunha ainda de muitos recursos para cuidar do seu servo e que a sua missão ainda não estava totalmente cumprida. Na sua depressão o zeloso de Deus, Elias, pensava que somente ele era o único remanescente dos fiéis, entendia que quanto o Senhor o tomasse para si não haveria em Israel quem mais servisse ao Senhor, pelo que o Senhor lhe conforta e o anima dizendo, Elias ainda tem um remanescente de sete mil fiéis que não de curvaram diante de Baal (1 Rs 19. 10).  Deus lhe manda sair daquela caverna, e uma brisa suave lhe revela sua nova missão, restaurando o seu servo e o colocando para seguir em frente na sua jornada. Entendemos assim que Deus em todo tempo cuidou do seu servo e em meio as lutas sempre esteve presentes dando vitórias, livrando dos inimigos, e lhe preparando o escape. Deus tem cuidado com os seus! Amém!!


Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário