quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

(1 Rs 17. 14) A SUFICIÊNCIA DIVINA


“Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.” (1 Rs 17. 14)

A mulher a quem Deus levantou para suprir as necessidades do profeta de Deus no período da grande seca em Israel, era uma habitante da cidade gentílica de Sarepta, viúva e que possuía um filho do qual ela era o seu provedor. Esta viúva no seu encontro com o homem de Deus declara: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha a numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.” (1 Rs 17. 12).
Podemos observar o que a mulher apresentou ao profeta para a provisão dela e seu filho, era algo irrisório diante do desafio de alimentar a mulher de alimenta-los, e a declaração causa comoção a qualquer pessoa que a escute, pois seria comer o bocado que lhe restava e aguardar a morte. Agora imaginemos a situação abdicar daquele bocado para atender primeiro a um profeta estrangeiro, do qual ela não conhecia o Deus, colocando em risco ainda maior a sua sobrevivência e a do seu filho!
A expressão punhado nos dá à ideia do quanto era pouco aquela provisão, era muito pouco mais a viúva de Sarepta possuía algo, e foi com este pouco que Deus entrou naquela casa com o milagre da multiplicação, dando o sustento tanto a Elias o servo do Senhor, quanto à mulher e a sua casa. Nós sevos do Senhor, somos instruídos por Deus a conservamos algo para colocarmos a disposição do Senhor mesmo nos momentos de escassez, pois é na escassez humana, que o Senhor revela a sua suficiência plenamente não só dando o escape a seu servo mas também promovendo a benção sobre aqueles que estão a sua volta, então podemos afirmar: O pouco com Deus torna-se muito. Amém!!


Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário