sábado, 23 de fevereiro de 2013

(2 Rs 2. 15) OS RESULTADOS DA CHAMADA

“Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.” (2 Rs 2. 15)

A chamada divina na vida de um homem de Deus, para um ministério especifico é algo sublime uma vez que este estar sendo indicado por Deus, e será capacitado pelo Espírito Santo para ministrar os mistérios de Deus aos homens, a partir desta chamada o homem será investido da unção de Deus para realizar a vontade divina, não importando aquilo que lhe possa fazer os homens (Ef 4. 11, 12). Portanto o compromisso do escolhido de Deus é com Deus e com a sua obra.
Na lição da EBD estamos estudando temos dois bons exemplos de homens que receberam de Deus uma chamada para o ministério profético, Elias e Eliseu, e que estas chamadas produziram grandes impactos na obra de Deus em seus dias, como também deixou um legado de fé e poder para a igreja da atualidade. Elias foi chamado por Deus em um período conturbado para filhos de Israel em relação à adoração a Deus, pois sendo governados pelo rei Acabe, este instituirá a adoração a Baal como prática religiosa dentro de Israel naqueles dias, inclusive dando suporte financeiro aos profetas deste culto e os mantendo logisticamente dentro do palácio real, e em função disto o povo de Deus estava a ponto de perder a sua identidade como povo de Deus, pelo que o Senhor chama a Elias, este se levanta com grande autoridade, realizando grandes feitos em nome do Senhor o Deus que lhe chamará, resistindo a Acabe e sua esposa mostrando para todo o povo qual Deus era merecedor de toda adoração e louvor, como resultado deste ministério temos a destruição de uma única vez de oitocentos e cinquenta profetas de Baal e Aserá (1 Rs 18. 20-40), e a conservação do povo de Israel, como povo de Deus e adoradores do Deus vivo.
Quando este profeta sai de cena, Deus chama para dar continuidade ao seu ministério, o profeta Elizeu (1 Rs 19. 16, 19-21), profeta não menos poderoso em obras que o profeta Elias o seu antecessor, e que receberá deste um grande legado, tornado-se um gigante na fé pelo seu exemplo de fé e desvelo no servi a Deus e a seu povo. Elizeu ao ser chamado para o ministério passa servir ao Senhor ao lado de Elias, e o seguia, sendo treinado por Deus para dar continuidade aquela obra, e quando descobriu que Deus estava para trasladar a Elias, este decidiu não largar o profeta até vê-lo ser tomado por Deus, e  vendo Elias a persistência e perseverança de Elizeu disse-lhe: “Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti.” (2 Rs 2. 9), pelo que Elizeu em uma resposta sabia e firme pede: “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.”  (2 Rs 2:9) em uma prova de desprendimento da coisas materiais e total entrega ao serviço e a obra do Senhor. O resultado da chamada de Deus na vida deste homem foi uma trajetória de milagres, fé e dedicação no servi a Deus e ao próximo, sem abandonar a defesa da fé em Deus e dos princípios inegociáveis da palavra de Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário