sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

(2 Rs 3. 13, 14) OS INIMIGOS DA CHAMADA




“Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o SENHOR chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas. E disse Eliseu: Vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.” (2 Rs 3. 13-14)

Os profetas do Antigo Testamento sempre estiveram poderosos por inimigos, o profeta Elias, antecessor de Elizeu teve o casal real Acabe e Jezabel seguidores de Baal e Asera como inimigos, a ponto de Acabe caçar a Elias por todo o reino de Israel e nações vizinhas (1 Rs 18. 9-13), e ainda o tratar por perturbador de Israel (1 Rs 18. 17), com o termino do ministério profético de Elias e o reinado de Acabe, entra em cena o profeta Elizeu que como Elias vai enfrentar também uma ferrenha oposição do rei Jorão de Israel, que seguindo o exemplo de seu pai Acabe, continua fazendo o que era mau aos olhos do Senhor Deus, embora tivesse suprimido a adoração a Baal, ele continuou a incitar a adoração a outros ídolos como fez Jeroboão em seus dias (2 Rs 3. 2, 3; 1 Rs 12. 25-33).
No texto temos uma confederação de três reis para uma guerra contra o rei dos moabitas, eram eles, Jorão rei de Israel, Josafá rei de Judá, e o rei de Edom, que partindo pelo caminho do deserto de Edom, não encontraram água para dar de beber aos seus guerreiros e seus animais, entendendo eles que o Senhor Deus estava contra eles naquela jornada, e só haveria uma saída para se saber de que lado estava o Senhor se a favor o contra eles, era consultar o Senhor através do profeta de Deus, logo foi apontado a Elizeu o profeta sucessor de Elias, pelo que os reis se dispõem em consultar o profeta, e quando chegaram diante do homem de Deus, este reconhecendo a Jorão e seus pecados, o reprova diante do Josafá e do rei de Edom indicando que só estava recebendo a Jorão, porque o mesmo estava acompanhado de Josafá, uma vez que cometendo Jorão abominações ao Senhor Deus e fazendo pecar o povo de Deus tornara-se inimigo de Deus, por conseguinte inimigo do profeta de Deus (2 Rs 3. 4-14).
Aqueles que se dispõe a fazer a obra de Deus dentro da direção do Senhor e unção do Espírito Santo, logo sofrerão oposição, foi assim como Elias, Elizeu, Daniel, e o próprio Jesus em seu ministério terreno, mais estas lutas e muitas vezes perseguição servirão para moldar o caráter do cristão e prepara-lo para o exercício do chamado divino. Que o Senhor Deus continue nos dando graça e força para suportamos os embates desta vida, sendo fiel ao Senhor Deus, e valorizando a cada dia a camada divina em nossa vida. A paz do Senhor. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário