“Então deixou ele os bois, e correu
após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te
seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?” (1 Rs 19. 20)
Na lição desta semana na EBD, estamos estudando o peridou de transição do
ministério de Elias para o seu sucessor Elizeu, dando ênfase ao legado deixado
por Elias ao seu discípulo Elizeu, portanto vamos aprender nesta lição que
Elias sendo um dos mais bem sucedidos biblicamente em seu ministério profético,
que primava pela observância irrestrita das orientações de Deus, e que serviu a
seu Deus com integridade, legitimidade e fidelidade como poucos. Um dia também
chegou o momento de encerrar a sua jornada, e sendo assim Deus também lhe orienta
a preparar um sucessor, e mais uma vez seguindo a direção divina escolhe a
Elizeu, um jovem trabalhador do campo que recebe de Elias o legado para dar
continuidade ao seu ministério profético.
Quem era Elizeu? Podemos descrevê-lo como um camponês trabalhador a quem
o próprio Deus escolheu para ser o sucessor de Elias, Vejamos a citação do
nosso comentarista na lição 2 deste trimestre. “Elizeu [...] Seu ministério profético cobriu toda a ultima metade do
século IX a. C., atravessando os reinado de Jorão, Jeú, Jeoacaz, e Joás, do
reino Norte. Sua influencia estendia-se desde uma viúva endividada (2 Rs 4. 1)
até um homem rico e proeminente (2 Rs 4. 8) e mesmo até dentro do próprio
palácio de Israel (2 Rs 5. 18; 6. 9, 12, 21, 22; 6. 32 - 7. 2; 8. 4; 13.
14-19). Além disto, outros reis (Josafá de Judá, (2 Rs 3. 11-19), Bem-Hadade da
Síria, (2 Rs 8. 7-9)) e autos funcionários do exército sírio (2 Rs 5. 1, 9-19)procuravam
sua ajuda.
Diferentemente de Elias que tinha
uma tendência a ascetismo e a se afastar dos olhos do público, Elizeu viveu
próximo ás pessoas que servia, e gostava da vida social. Tinha uma casa em Samaria,
a capital (2 Rs 6. 32), mas viajava constantemente pelo país tal como Samuel
havia feito antes dele. Frequentemente parava para visitar seus amigos em
Suném. Exatamente como Jesus fez, mais tarde, e muitas vezes com Maria e Marta.
Elizeu chorou quando falou com Hazael, pois conhecia muito bem o cruel sofrimento
que esse causaria a Israel (2 Rs 8. 11, 12). [...] É evidente que muitos
aspectos da pessoa e da obra de Eliseu são capazes de reproduzir em muitos aspectos
o caráter e ministério de nosso Senhor” (Dicionário
Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 633).
O texto em tela mostra-nos um pouco da vocação e detalhes da chamada de
Elizeu, uma chamada exclusiva com a finalidade de dar continuidade a trabalho iniciado
por Elias, Elizeu era um homem fiel a Deus, entendemos que ele estava incluso
dentro dos sete mil que ainda não havia se dobrado a Baal (1 Rs 19. 18), além
disto era uma homem dedicado a trabalho árduo de cultivar a terra, quando Elias
o encontrou ele estava trabalhando no campo com suas doze juntas de bois, e portanto
era homem experimentado no trabalho, acostumado a passa por intempéries na
vida, e conhecedor dos perigos e agruras do
lidar com o campo, foi convocado por Elias, se desfez dos seus bois e instrumentos
de trabalho, deixou os seus parentes em patente renúncia, aos bens materiais
desta vida para servir a Deus e a seus compatriotas, em uma chamada divina,
para ser um porta voz do Senhor Deus como assim foi o seu antecessor Elias.
Amém!!
Referências bibliográficas:
GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º
Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro.
1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um
Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador
Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento.
Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento.
Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica,
bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São
Paulo. 2007.
a paz do senhor
ResponderExcluirqual a exclusividade da chamada ?
o que siginifica lancar o manto ?
fortes abracos.
Respondendo os questionamentos:
ResponderExcluirEntendemos a ser uma chamada exclusiva uma vez que nenhum outro profeta foi chamado para dar continuidade ao ministério de outro profeta além de Elizeu ser chamado e ungido pelo seu antecessor Elias, portanto entendemos como uma chamada exclusiva com a finalidade de dar continuidade a trabalho iniciado por Elias, Elizeu era um homem fiel a Deus, entendemos que ele estava incluso dentro dos sete mil que ainda não havia se dobrado a Baal (1 Rs 19. 18).
O manto como o comentarista colocou na lição era um símbolo da autoridade profética na cultura bíblica, portanto o laçar o manto sobre o profeta Elizeu indicava uma transferência, ou um compartilhamento desta autoridade deste poder.