terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

(1 Rs 19. 20) A EXCLUSIVIDADE DA CHAMADA


“Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?” (1 Rs 19. 20)

Na lição desta semana na EBD, estamos estudando o peridou de transição do ministério de Elias para o seu sucessor Elizeu, dando ênfase ao legado deixado por Elias ao seu discípulo Elizeu, portanto vamos aprender nesta lição que Elias sendo um dos mais bem sucedidos biblicamente em seu ministério profético, que primava pela observância irrestrita das orientações de Deus, e que serviu a seu Deus com integridade, legitimidade e fidelidade como poucos. Um dia também chegou o momento de encerrar a sua jornada, e sendo assim Deus também lhe orienta a preparar um sucessor, e mais uma vez seguindo a direção divina escolhe a Elizeu, um jovem trabalhador do campo que recebe de Elias o legado para dar continuidade ao seu ministério profético.
Quem era Elizeu? Podemos descrevê-lo como um camponês trabalhador a quem o próprio Deus escolheu para ser o sucessor de Elias, Vejamos a citação do nosso comentarista na lição 2 deste trimestre. “Elizeu [...] Seu ministério profético cobriu toda a ultima metade do século IX a. C., atravessando os reinado de Jorão, Jeú, Jeoacaz, e Joás, do reino Norte. Sua influencia estendia-se desde uma viúva endividada (2 Rs 4. 1) até um homem rico e proeminente (2 Rs 4. 8) e mesmo até dentro do próprio palácio de Israel (2 Rs 5. 18; 6. 9, 12, 21, 22; 6. 32 - 7. 2; 8. 4; 13. 14-19). Além disto, outros reis (Josafá de Judá, (2 Rs 3. 11-19), Bem-Hadade da Síria, (2 Rs 8. 7-9)) e autos funcionários do exército sírio (2 Rs 5. 1, 9-19)procuravam sua ajuda.
Diferentemente de Elias que tinha uma tendência a ascetismo e a se afastar dos olhos do público, Elizeu viveu próximo ás pessoas que servia, e gostava da vida social. Tinha uma casa em Samaria, a capital (2 Rs 6. 32), mas viajava constantemente pelo país tal como Samuel havia feito antes dele. Frequentemente parava para visitar seus amigos em Suném. Exatamente como Jesus fez, mais tarde, e muitas vezes com Maria e Marta. Elizeu chorou quando falou com Hazael, pois conhecia muito bem o cruel sofrimento que esse causaria a Israel (2 Rs 8. 11, 12). [...] É evidente que muitos aspectos da pessoa e da obra de Eliseu são capazes de reproduzir em muitos aspectos o caráter e ministério de nosso Senhor” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 633).
O texto em tela mostra-nos um pouco da vocação e detalhes da chamada de Elizeu, uma chamada exclusiva com a finalidade de dar continuidade a trabalho iniciado por Elias, Elizeu era um homem fiel a Deus, entendemos que ele estava incluso dentro dos sete mil que ainda não havia se dobrado a Baal (1 Rs 19. 18), além disto era uma homem dedicado a trabalho árduo de cultivar a terra, quando Elias o encontrou ele estava trabalhando no campo com suas doze juntas de bois, e portanto era homem experimentado no trabalho, acostumado a passa por intempéries na vida, e conhecedor dos perigos e agruras do  lidar com o campo, foi convocado por Elias, se desfez dos seus bois e instrumentos de trabalho, deixou os seus parentes em patente renúncia, aos bens materiais desta vida para servir a Deus e a seus compatriotas, em uma chamada divina, para ser um porta voz do Senhor Deus como assim foi o seu antecessor Elias. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.  

2 comentários:

  1. a paz do senhor

    qual a exclusividade da chamada ?
    o que siginifica lancar o manto ?

    fortes abracos.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo os questionamentos:

    Entendemos a ser uma chamada exclusiva uma vez que nenhum outro profeta foi chamado para dar continuidade ao ministério de outro profeta além de Elizeu ser chamado e ungido pelo seu antecessor Elias, portanto entendemos como uma chamada exclusiva com a finalidade de dar continuidade a trabalho iniciado por Elias, Elizeu era um homem fiel a Deus, entendemos que ele estava incluso dentro dos sete mil que ainda não havia se dobrado a Baal (1 Rs 19. 18).

    O manto como o comentarista colocou na lição era um símbolo da autoridade profética na cultura bíblica, portanto o laçar o manto sobre o profeta Elizeu indicava uma transferência, ou um compartilhamento desta autoridade deste poder.

    ResponderExcluir