sábado, 16 de fevereiro de 2013

(Is 57. 17) O JULGAMENTO DA COBIÇA.

“Pela iniquidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração.” (Is 57. 17)

O Senhor Deus é o Juiz de toda a terra, embora os homens não pesem pelo mandamento divino as suas atitudes antes de executa-las, e até entendam que Deus não estar se importando com tais ações, ou mesmo alguns entendam que Deus não existe o reto juiz estar a observar todas as atitudes dos seres humanos (Hb 4. 13), e dia menos dias chamara todos à prestação de conta e lhes destinará a sentença conforme os seus atos.
Quando analisamos as atitudes de Jezabel e Acabe, em relação à tomada de posse da vinha de Nabote, entendemos que as decisões foram tomadas sem levar em consideração o juízo divino, eles estavam convictos que ninguém conhecia o plano hediondo para tirar a vida de Nabote e seus filhos e assim Acabe tomar posse de suas propriedades (2 Rs 9. 26), porém Deus o conhecia e o fez saber ao seu profeta, a Elias, que apresenta-se ao rei trazendo a seguinte sentença:“E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.”(1 Rs 21. 19), assim Deus decretou o juízo divino sobre atos diabólicos de Acabe, instigado que foi por sua esposa a Jezabel, atos este praticados em razão de sua cobiça em possuir a propriedade de seu súdito Nabote.
Decretada a sentença o homem pode tomar duas atitudes, uma de arrependimento, como fez Acabe e que lhe deu mais alguns dias de vida, e outra é a rejeição total da correção, ignorando o juízo divino. Acabe mesmo arrependido e humilhado, teve que arcar com as cosequencias do seu pecado, a ímpia e pagã Jezabel também foi punida como a mentora de toda aquela trama. Logo entendemos que o pecado tem um alto custo a ser pago por aquele que inconsequentemente se atiram a ele, por um prazer momentâneo, ou um desejo fútil, instigado pela avareza e a cobiça. A paz do Senhor a todos. Amém!!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário