terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

(1 Rs 17. 12) ESCASSEZ EM SAREPTA

“Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.” (1 Rs 17. 12)

Ao anunciar a decisão tomada por Deus, contra os filhos de Israel, e sobre a casa de Acabe (1 Rs 17. 1), em função de sua idolatria, o profeta Elias também estava incluído no cenário da crise embora não fosse adorador de Baal, mais também teria que conviver com os três anos de secura sobre o território de Israel, e não somente ele mas também os demais adoradores do Deus vivo, teriam que se adaptar aquela situação extrema criada pelo Senhor Deus, para corrigir os filhos de Israel, dar uma lição a casa de Acabe, e promover uma purificação parcial entre o povo de Deus, retirando do meio deles a oitocentos falsos profetas,seguidores de Baal e Aserá, que foram destruídos a fio de espada por ordem de Elias logo após o confronto no Carmelo (1 Rs 18. 36-40).
Mais o Senhor Deus sendo um Deus justo e fiel para com aqueles que o servem, providenciou o escape tanto para Elias quando para os profetas de Deus que habitava em Samaria naqueles dias, temos então o mordomo de Acabe, acolhendo e escondendo a cem profetas, e lhes provendo o sustento durante aquela longa estiagem (1 Rs 18. 13), e no final Deus ao confortar o profetas ainda lhe afirma que foram preservado no meio do povo ainda sete mil homens que não haviam se dobrado a Baal ( 1 Re 19. 18), vale salientar aqui, que podemos inferir que não eram apenas os homens individualmente que não havia adorado aos deuses pagãos de Jezabel, mas entendemos que eles e as suas casas (familiares) também só adoravam ao Senhor Deus, colocando-se uma media de dez pessoas por família, cujos os chefes não adoravam a Baal e que os seus familiares também seguiam a sua orientação religiosa, então teríamos pelo menos, setenta mil pessoas que não haviam se curvado aos deuses de Jezabel e Acabe.
Agora analisando o providencia divina na proteção do homem de Deus Elias, temos, sua estadia junto ao ribeiro de Querite, como os corvos levando para o profeta a provisão diária de alimentação, uma vez que a água ele tirava do ribeiro (1 Rs 17. 2-6), mas a seca era de três anos e o ribeiro secou (1 Rs 17. 7), e quando faltou a água o profeta teria que buscar outro lugar onde pudesse por providencia divina escapar em meio aquela crise, e pelo texto sagrado entendemos que a escassez já havia se espalhado, por todas cidades circunvizinhas a Samaria, então como fazer para dar sustendo ao profeta e ainda o proteger da perseguição desencadeada por Acabe, pelo que o Senhor lhe ordena que se dirija a Sarepta, uma cidade que certamente já padecia com a longa estiagem, e para cuidar do homem de Deus, o Senhor prepara um mulher ( 1 Rs  17. 9, 10), viúva, que pela escassez vivida pelos o moradores daquela cidade, não tinha mais nenhum mantimento em sua casa, e no momento de encontro com Elias estava buscando alguns cavacos de lenha para cozer com eles o único bocado que lhes restou, e então esperar a morte para ela e para o seu filho (1 Rs 17. 12), porém com a providencia divina a escassez para aquela viúva e para o profeta de Deus, parou ali, pois o Altíssimo multiplicou o bocado que lhe restava, trazendo provisão para o profeta, a viúva e seu filho. Em meio à crise necessitamos sempre de manter a nossa fé e confiança no Deus vivo, que Ele nos trará a provisão de escape, e ainda a benção do Senhor Deus alcançará aqueles que estão a nossa volta. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário