sábado, 2 de março de 2013

LIÇÃO 9 – 1 Trim. 2013 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO.





TEXTO ÁUREO.

“E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.” (Mt 17. 2-3)


VERDADE PRÁTICA.

O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em Cristo, o Messias prometido.


INTRODUÇÃO.

Estudaremos nesta lição:
  1. O episódio da transfiguração traz a Cristo como figura principal, embora tivéssemos a Moises e Elias este apenas refletia a glória do Messias.
  2. O contexto tipológico e escatológico dos fatos ocorridos no Monte da Transfiguração.
  3. João Batista um profeta semelhante a Elias, e que foi o percussor do aparecimento do Messias o enviado de Deus para a restauração de todas as coisas.

I –  ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO.

1. Transfiguração.
  • No monte Jesus foi transfigurado na presença de Pedro, Tiago e João, discípulos de Jesus (Mt 17. 2);
  • Transfigurar traduz o termo grego metamorfose, que significa mudança de aparência, ou forma, mas não mudança de essência;
  • Na transfiguração mudou a brilho do rosto (Mt 17. 2) a resplandecência dos vestidos (Mt. 17. 2) de Jesus, sendo mantido a sua essência, Jesus o verbo encarnado (Jo 1. 1; 17. 1-5);
  • O episódio da transfiguração põe em evidência a identidade do Messias o Filho de Deus.

2. Glória divina.

  • Mateus ao escrever o seu evangelho tinha por objetivo apresentar aos hebreus a Jesus como o Messias anunciado no Antigo Testamento;
  • Ele detalha “uma nuvem luminosa os cobriu” (Mt 17. 5) esta nuvem está relacionada a manifestação da presença e da glória de Deus (Êx 14. 19, 20; 24. 15-17; 1 Rs 8. 10, 11; Ez 1. 4; 10. 4).
  • Logo os que estavam no Monte da Transfiguração, presenciaram a manifestação da glória de Deus;

II – ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO.

1. Tipologia.
  • No evento da transfiguração o texto sagrado destaca Moisés e Elias, além de Jesus, Pedro, João e Tiago.
  • Moisés prefigura a Lei; e Elias é um tipo dos Profetas, portanto uma tipificação de toda a Escritura Sagrada conhecida até então;
  • A transfiguração revela que Moisés é um tipo de Cristo e que toda a lei apontava em sua direção.
                 
2. Escatologia.
  • Elias e o contexto escatológico da transfiguração (Ml 4. 5,6);
  • O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento da profecia de Malaquais (Lc 1. 17)
  • Como Elias, João foi um profeta de confronto (Mt 3. 7), ousado (Lc 3. 1- 14) e rejeitado (Mt 11.18).
  • A presença de João Batista, o Elias era uma demonstração inconteste da messianidade de Jesus Cristo.

III – ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO.

1.  O Messias esperado.
  • O aparecimento de Elias como sinal determinante do surgimento do Messias (Mt 17. 10) o povo hebreu assim esperava;
  • Como Jesus poderia ser o Messias se Elias ainda não tinha vindo?
  • Elias já teria vindo, na pessoa de João Batista; como Elias que pregou em um período de transição, João prega na transição das duas alianças.
  • João era o Elias que havia de vir e Jesus era o Messias esperado.

2. O Messias rejeitado.
  • A transfiguração dentro do contexto da confissão de Pedro (Mt 16. 13-20) e do discurso de Cristo de que os discípulos deviam tomar cada um a sua cruz (Mt 16. 24-28);
  • Uma mensagem que desagradou a muitos, assim como a mensagem de João Batista;
  • Uma mensagem que provocaria a rejeição de Cristo como o Messias.

IV – ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO

1.  Humilhação.
  • A preocupação dos discípulos com relação ao aparecimento de Elias e o surgimento do Messias.
  • Do ponto de vista dos discípulos como entender a morte de Cristo dentro do contexto de restauração de todas as coisas;
  • Cristo e a cruz como parte do plano de Deus, para a restauração de todas as coisas (Mt 17.12; Lc 9. 31; Fl 2. 1-11).

2. Exaltação.
  • O Apóstolo Pedro, e uma referência aos fatos ocorridos no Monte da Transfiguração (2 Pe 1. 16, 17).
  • Deus exalta a Cristo o seu filho (Mt 17. 5);
  • E uma recomendação do próprio Deus “escutai-o” (Mt 17. 5).


CONCLUSÃO

Os fatos ocorridos no Monte da Transfiguração demonstram que Jesus de fato era o Filho de Deus o Messias esperado, pois ali estavam tipificado em Moisés a Lei e em Elias os Profetas, que apontavam para a revelação máxima de Deus entre os homens, Jesus Cristo, Moisés e Elias embora ícones da fé cristã não possuem gloria própria, mas irradiam a gloria que vem do Filho de Deus.


Referências bibliográficas:
GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.







EXERCÍCIOS - LIÇÃO 9 – 1 Trim. 2013 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO.
Nome:
Assinale verdadeiro ou falso:

1 A lição apresenta conforme disse o comentarista a Cristo como o personagem central o Messias prometido.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

2 No Monte da Transfiguração vamos encontrar a Jesus, Moisés, Elias, João, Tiago e Pedro cada um com a sua glória própria.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

3 Quanto a tipologia da transfiguração Moisés prefigurava a Lei enquanto Elias era um tipo dos profetas do Antigo Testamento.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

4  Elias na transfiguração aparece num contexto escatológico, e o Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento da profecia de Malaquais 4. 5,6, em que João era o Elias enviado.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

5 O advento do Messias e sua morte vicária não faz parte do plano divino para a restauração de todas as coisas.   
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso


Responda:

6 Quanto e quais eram os personagens que os evangelhos descreve como presentes ao evento da Transfiguração no Monte?


7 Faça um pequeno comentário, em 5 linhas, sobre a participação do Deus e seu pronunciamento por ocasião da Transfiguração.




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