TEXTO ÁUREO.
“E
transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas
vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e
Elias, falando com ele.” (Mt 17. 2-3)
VERDADE
PRÁTICA.
O
aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de
que a Lei e os Profetas cumprem-se em Cristo, o Messias prometido.
INTRODUÇÃO.
Estudaremos
nesta lição:
- O episódio da transfiguração traz a Cristo como figura principal, embora tivéssemos a Moises e Elias este apenas refletia a glória do Messias.
- O contexto tipológico e escatológico dos fatos ocorridos no Monte da Transfiguração.
- João Batista um profeta semelhante a Elias, e que foi o percussor do aparecimento do Messias o enviado de Deus para a restauração de todas as coisas.
I – ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO.
1.
Transfiguração.
- No monte Jesus foi transfigurado na presença de Pedro, Tiago e João, discípulos de Jesus (Mt 17. 2);
- Transfigurar traduz o termo grego metamorfose, que significa mudança de aparência, ou forma, mas não mudança de essência;
- Na transfiguração mudou a brilho do rosto (Mt 17. 2) a resplandecência dos vestidos (Mt. 17. 2) de Jesus, sendo mantido a sua essência, Jesus o verbo encarnado (Jo 1. 1; 17. 1-5);
- O episódio da transfiguração põe em evidência a identidade do Messias o Filho de Deus.
2. Glória divina.
- Mateus ao escrever o seu evangelho tinha por objetivo apresentar aos hebreus a Jesus como o Messias anunciado no Antigo Testamento;
- Ele detalha “uma nuvem luminosa os cobriu” (Mt 17. 5) esta nuvem está relacionada a manifestação da presença e da glória de Deus (Êx 14. 19, 20; 24. 15-17; 1 Rs 8. 10, 11; Ez 1. 4; 10. 4).
- Logo os que estavam no Monte da Transfiguração, presenciaram a manifestação da glória de Deus;
II – ELIAS, O MESSIAS E A
RESTAURAÇÃO.
1. Tipologia.
- No evento da transfiguração o texto sagrado destaca Moisés e Elias, além de Jesus, Pedro, João e Tiago.
- Moisés prefigura a Lei; e Elias é um tipo dos Profetas, portanto uma tipificação de toda a Escritura Sagrada conhecida até então;
- A transfiguração revela que Moisés é um tipo de Cristo e que toda a lei apontava em sua direção.
2. Escatologia.
- Elias e o contexto escatológico da transfiguração (Ml 4. 5,6);
- O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento da profecia de Malaquais (Lc 1. 17)
- Como Elias, João foi um profeta de confronto (Mt 3. 7), ousado (Lc 3. 1- 14) e rejeitado (Mt 11.18).
- A presença de João Batista, o Elias era uma demonstração inconteste da messianidade de Jesus Cristo.
III – ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO.
1. O Messias esperado.
- O aparecimento de Elias como sinal determinante do surgimento do Messias (Mt 17. 10) o povo hebreu assim esperava;
- Como Jesus poderia ser o Messias se Elias ainda não tinha vindo?
- Elias já teria vindo, na pessoa de João Batista; como Elias que pregou em um período de transição, João prega na transição das duas alianças.
- João era o Elias que havia de vir e Jesus era o Messias esperado.
2. O Messias rejeitado.
- A transfiguração dentro do contexto da confissão de Pedro (Mt 16. 13-20) e do discurso de Cristo de que os discípulos deviam tomar cada um a sua cruz (Mt 16. 24-28);
- Uma mensagem que desagradou a muitos, assim como a mensagem de João Batista;
- Uma mensagem que provocaria a rejeição de Cristo como o Messias.
IV – ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO
1. Humilhação.
- A preocupação dos discípulos com relação ao aparecimento de Elias e o surgimento do Messias.
- Do ponto de vista dos discípulos como entender a morte de Cristo dentro do contexto de restauração de todas as coisas;
- Cristo e a cruz como parte do plano de Deus, para a restauração de todas as coisas (Mt 17.12; Lc 9. 31; Fl 2. 1-11).
2. Exaltação.
- O Apóstolo Pedro, e uma referência aos fatos ocorridos no Monte da Transfiguração (2 Pe 1. 16, 17).
- Deus exalta a Cristo o seu filho (Mt 17. 5);
- E uma recomendação do próprio Deus “escutai-o” (Mt 17. 5).
CONCLUSÃO
Os fatos ocorridos no
Monte da Transfiguração demonstram que Jesus de fato era o Filho de Deus o Messias
esperado, pois ali estavam tipificado em Moisés a Lei e em Elias os Profetas, que
apontavam para a revelação máxima de Deus entre os homens, Jesus Cristo, Moisés
e Elias embora ícones da fé cristã não possuem gloria própria, mas irradiam a
gloria que vem do Filho de Deus.
Referências bibliográficas:
GONÇALVES, José. Elias
e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON,
N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios
para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo
publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O
Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda.
Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER,
Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central
Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia
Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual.
Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.
EXERCÍCIOS - LIÇÃO 9 – 1
Trim. 2013 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO.
Nome:
Assinale
verdadeiro ou falso:
1 A
lição apresenta conforme disse o comentarista a Cristo como o personagem
central o Messias prometido.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
2 No
Monte da Transfiguração vamos encontrar a Jesus, Moisés, Elias, João, Tiago e
Pedro cada um com a sua glória própria.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
3 Quanto a tipologia
da transfiguração Moisés prefigurava a Lei enquanto Elias era um tipo dos
profetas do Antigo Testamento.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
4 Elias na transfiguração aparece num contexto escatológico,
e o Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento da profecia de
Malaquais 4. 5,6, em que João era o Elias enviado.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
5 O advento do Messias
e sua morte vicária não faz parte do plano divino para a restauração de todas
as coisas.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
Responda:
6 Quanto e quais eram os
personagens que os evangelhos descreve como presentes ao evento da
Transfiguração no Monte?
7 Faça
um pequeno comentário, em 5 linhas, sobre a participação do Deus e seu pronunciamento
por ocasião da Transfiguração.
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