quinta-feira, 14 de março de 2013

(2 Rs 4. 36, 37) A RESSUREIÇÃO DO FILHO DA SUNAMITA



“Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho. E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.” (2 Rs 4. 36-37)

A ressurreição do filho da sunamita, eis mais um dos milagres de Deus operado por Eliseu, como resposta a uma necessidade daquela mulher que de bom grado hospedará o profeta em sua casa, e até lhe construiu um quarto na parte externa da residência para acomodar o profeta em suas passagens por Suném. Este filho lhe fora dado por Deus, como resposta a uma oração de Eliseu, que vendo a generosidade da sunamita para com o servo do Senhor, e sabedor de que era uma pessoa rica, mas que o Senhor não lhes tinha ainda agraciado com um filho, o profeta orou a Senhor Deus e Ele lhe abriu a madre, e ela concebeu de deu a luz a um menino. Recebendo aquele filho como uma dádiva divina pelo acolhimento e bom tratamento dispensado ao servo de Deus o profeta Eliseu.
Certo dia, entendemos que para provar a fidelidade daquela mulher Deus em sua soberania, tira a vida daquele jovem, o menino foi acometido de uma forte dor de cabeção enquanto estava com o seu pai no campo, este foi levado às pressas a sua mãe que se encontrava em casa, e quando o rapaz chega a casa em poucas horas desfalece nos braços de sua mãe, e entra em óbito, pelo que ela leva o corpo inerte do menino e o põe sobre a cama no quarto do profeta, e apressadamente vai à busca do homem de Deus, entendendo que se havia alguma solução para aquele caso, a mesma só poderia estar junto e pela palavra do homem de Deus.
Ao encontra-se com o profeta Eliseu, e demonstrando toda a amargura que afligia a sua alma se atirou aos pés do homem de Deus, reivindicando que não tinha pedido filho ao profeta, e mesmo depois de saber que receberia esta benção ainda solicitou do profeta a confirmação de tal promessa, e agora não aceitava perder o filho ainda jovem e naquela circunstância, pelo que, Eliseu entendendo que o menino ainda estava com vida se dispõe a enviar a Geazi o seu servo para despertar o garoto, mas a sunamita que sabia da situação, insistiu e exigiu a presença do profeta junto ao garoto em sua casa, pois só assim ele teria a garantia de que, se houvesse alguma coisa a ser feita naquela situação, somente Deus pela intervenção do profeta de Deus a realizaria. Foi nesta condição que Eliseu encontrou o menino, e cremos que por orientação divina o profeta deita-se por duas vezes por sobre o menino até que Deus lhe restitui a vida e o profeta lhe devolve com vida a sua mãe (2 Rs 4. 8-37).
Do relato bíblico entendemos que Deus tem sempre uma benção reservada àqueles que voluntariamente contribuem para a realização do plano divino, mesmo que seja em acomodar um dos pequenos servo de Deus, a sunamita teve um filho por acolher e cuidar do homem de Deus o profeta Eliseu. Aqueles que confiam em Deus não têm porque desesperar mesmo estando diante das mais terríveis dificuldades. Vejam o caso daquela mulher, tinha o seu filho morto, porém ela confiava no Senhor e mesmo sem saber se o menino voltaria a viver (2 Rs 4. 25, 26), angustiada, não se desesperou ou murmurou, antes foi procura o profeta confiante de que ele tinha uma solução conforme a soberania divina para o seu caso. O profeta sabia, aquela sua intervenção seria para a glória de Deus e suprimento da necessidade da sunamita, portanto em nenhum momento o profeta buscou gloria para si, e até valorizou a participação do seu servo Geazi a ponto de o enviar na frente com o seu bordão, afim de solucionar o caso sem a intervenção do profeta, Eliseu visava sempre a glorificar e honrar o Deus de Israel. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário