sábado, 30 de março de 2013

(2 Rs 13. 23, 25) A FIDELIDADE DE DEUS



“Porém o SENHOR teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e tornou-se para eles por amor da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e não os quis destruir, e não os lançou ainda da sua presença. E morreu Hazael, rei da Síria e Ben-Hadade, seu filho, reinou em seu lugar. E Jeoás, filho de Jeoacaz, tornou a tomar as cidades das mãos de Ben-Hadade, que ele tinha tomado das mãos de Jeoacaz, seu pai, na guerra; três vezes Jeoás o feriu, e recuperou as cidades de Israel.” (2 Rs 13. 23-25)

Deus se dirigindo a Jeremias em visão lhe pergunta: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.” (Jr 1. 11, 12), Isto falando do zelo do Eterno em cumpri a sua palavra, pois bem, com o profeta Eliseu vamos nos deparar com um exemplo que caracteriza bem a fidelidade divina para com a sua palavra. Ora o profeta Eliseu estava doente, e em seus últimos dias, quando recebeu a visita do rei Jeoás, já em seu leito de morte, porém naquele dias Deus por boca de Eliseu prometeu livrar a Israel do jugo do sírios.
A palavra de Deus veio ao rei por intermédio de Eliseu, e demonstrado pala a ação do rei em atirar flechas para o oriente, Eliseu lhe ordena para ferir a terra com as flecha, pelo que o rei atira três fecha, e Eliseu indignado com a pouca fé e descaso do rei com aquele ato, lhes informa: deverias ter atirado cinco ou seis flecha (2 Rs 13. 19) uma vez que tais flechas simbolizavam a vitória de Israel sobre os sírios. Eliseu falece e foi sepultado e o jugo de Israel pelos sírios continua, porém a palavra de Deus pelo profeta Eliseu continua de pé e só depois da morte do rei da Síria Hazael, e com a ascensão de seu filho a trono, Deus se volta aos filhos de Israel, e depois de três intervenções bélicas de Jeoás, conforme o número de flecha por ele atirada, quando do seu último encontro com Eliseu, Deus lhes devolve os territórios dominados pelos sírios, cumprindo assim as palavras proferidas pelo profeta Eliseu.
Embora o profeta já estivesse morto e sepultado, e que alguns tenham até esquecido as promessas de Deus por intermédio do profeta, Deus jamais se esqueceu do seu concerto com os filhos de Israel, e no tempo aprazado cumpriu a promessa dando livramento ao seu povo (2 Rs 13 22-25). Deus é Fiel. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário