sábado, 23 de março de 2013

LIÇÃO 12 – 1 Trim. 2013 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS




TEXTO ÁUREO. 


“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2 Tm 2. 1-2)




VERDADE PRÁTICA.

A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que Deus haveria entregado a Israel através de sua palavra.


INTRODUÇÃO.

Estudaremos nesta lição:
  1. As Escolas de Profetas, sua origem, sua missão, e seus objetivos.
  2. Eliseu não ensinava a profetizar, esta é uma função exclusiva de Espírito Santo, ele liderava uma instituição que cuidava da Educação religiosa no antigo Israel.
  3. Os milagres com objetivos de glorificação a Deus e nunca como promoção pessoal, ou espetáculo da fé pera satisfação do ego humano.
I – A INTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS.

1. Noção de organização e forma.
  • A estrutura física das Escolas de Profetas nos dias de Eliseu;
  • O cuidado dos alunos e mestres com a ampliação da Escola dos Profetas;
  • Para uma educação de qualidade é necessário uma estrutura adequada;
  • Não podemos educar sem primeiro pensar em estruturar.

2. Noção de organismo e função.
  • Eliseu o supervisor e líder espiritual e orientador pedagógico das Escolas de Profetas;
  • Iniciadas com Samuel e se consolidou durante os e ministérios de Elias e Eliseu;
  • A manifestação de dons sobrenatural no ministério de Eliseu, e a compatibilidade com a sua missão pedagógica.

II – OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DOS PROFETAS.

1. Treinamento.
  • Trabalhar sob a orientação do líder, como parte integrante do treinamento das Escolas de Profetas (2 Rs 2. 15, 16);
  • Os filhos dos profetas, bem treinados, e capazes de desenvolver a função ministerial (1 Rs 20. 35);
  • Na igreja a formação do discípulo se completa pelo compartilhamento da aprendizagem na formação de novos discípulos.
                 
2. Encorajamento.
  • Eliseu seu ministério de pregação itinerante e suporte pedagógico as Escolas de Profetas;
  • Ele passava instrução e encorajamento aos jovens que ali eram treinados;
  • Elias e Eliseu tinham a preocupação de transmitir ás gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor.
  • Nas Escolas de Profetas os alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de Deus.
  • O maior objetivo do educador é encorajar o educando a buscar a excelência na aprendizagem.

III – O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS.

1.  A Escritura.
  • Elias e a Palavra de Deus como parte integrante do conteúdo ensinado nas Escolas de Profetas;
  • Elizeu recebeu de Elias este legado;
  • Era a Palavra de Deus que Elizeu ensinava aos seus discípulos;
  • E é esta Palavra que nós também devemos ensinar hoje aos nossos alunos.

2. A experiência.
  • Os profetas Elias e Eliseu compartilhavam com os seus discípulos o que haviam aprendido com o Senhor (2 Rs 2,15, 19-22; 4. 1-7, 42-44);
  • No contexto bíblico, a experiência não esta acima da revelação divina registrada na Bíblia Sagrada;
  • Elias afirmou que as suas experiências tiveram como fundamento a Palavra de Deus (1 Rs 18. 36.
  • A aprendizagem é um processo interativo onde a experiência faz parte deste.

IV – A METODOLOGIA AS ESCOLA DOS PROFETAS.

1.  Ensino através de exemplo.
  • As Escolas de Profetas e a educação pela interação entre o professor e aluno na comunidade onde estavam inseridos;
  • Os conteúdos eram repassados na forma oral e também pelo exemplo dos profetas seus lideres;
  • Os discípulos de Eliseu aprendiam pela observação das ações do profeta durante a realização dos milagres.
  • O mesmo aconteceu com os discípulos de Jesus e de Paulo (Mt 9. 9; 1 Co 11. 1)

2. Ensino através da Palavra.
  • Eliseu utilizava a palavra de Deus na sua vida devocional e também como instrumento na instrução nas Escolas de Profetas;
  • Eliseu mediu a iniquidade de Acabe através a piedade de Josafá;
  • A Bíblia Sagrada deve ser a baliza pela qual devemos direcionar todo o nosso ensino.


CONCLUSÃO

As Escolas de Profetas estavam voltadas ao ensino formal dos filhos dos profetas eram ali ensinados, ética, comportamento em sociedade, e principalmente a Palavra de Deus e isto nos apontam para a preocupação dos profetas em passar a outros o conhecimento correto sobre o Deus único e verdadeiro. Entendemos que a educação secular possui grande importância, mas não pode ser entendida como única forma de educar, não se pode relegar á segundo plano o conhecimento divino que faz o homem de Deus sábio e herdeiro dos céus.


Referências bibliográficas: 

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.






EXERCÍCIOS - LIÇÃO 12 – 1 Trim. 2013 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS
Nome:
Assinale verdadeiro ou falso:

1 As Escolas de Profetas eram instituições de ensino do AT com o objetivo de transmitir os valores morais e espirituais que Deus havia dado a Israel pela sua palavra.

(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

2 Samuel, Elias e Eliseu, profetas de Deus no AT não lideraram Escolas de Profetas.

(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

3 Eram parte integrante dos currículos das Escolas de Profetas, o ensino da Palavra de Deus, como também a experiência de vida dos profetas.

(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

4  Jesus Cristo colocou-se como exemplo a ser seguido pelos seus discípulos, e o apóstolo Paulo nos exortou a ser seus imitadores como ele o era de Cristo, isto é ensino pelo exemplo.

(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

5 O objetivo maior do educador é encorajar o educando a buscar a excelência no aprendizado .   

(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso


Responda:

6 Conforme a lição, que conteúdos faziam parte do currículo da Escola de Profetas?


7 Faça um pequeno comentário, em 5 linhas, sobre a forma de liderança de Eliseu a frente das Escolas de Profetas no AT.




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