TEXTO ÁUREO.
“Tu,
pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim,
entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos
para também ensinarem os outros.” (2 Tm 2. 1-2)
VERDADE
PRÁTICA.
A
escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais
que Deus haveria entregado a Israel através de sua palavra.
INTRODUÇÃO.
Estudaremos
nesta lição:
- As Escolas de Profetas, sua origem, sua missão, e seus objetivos.
- Eliseu não ensinava a profetizar, esta é uma função exclusiva de Espírito Santo, ele liderava uma instituição que cuidava da Educação religiosa no antigo Israel.
- Os milagres com objetivos de glorificação a Deus e nunca como promoção pessoal, ou espetáculo da fé pera satisfação do ego humano.
I – A INTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE
PROFETAS.
1.
Noção de organização e forma.
- A estrutura física das Escolas de Profetas nos dias de Eliseu;
- O cuidado dos alunos e mestres com a ampliação da Escola dos Profetas;
- Para uma educação de qualidade é necessário uma estrutura adequada;
- Não podemos educar sem primeiro pensar em estruturar.
2. Noção de organismo e função.
- Eliseu o supervisor e líder espiritual e orientador pedagógico das Escolas de Profetas;
- Iniciadas com Samuel e se consolidou durante os e ministérios de Elias e Eliseu;
- A manifestação de dons sobrenatural no ministério de Eliseu, e a compatibilidade com a sua missão pedagógica.
II – OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DOS
PROFETAS.
1. Treinamento.
- Trabalhar sob a orientação do líder, como parte integrante do treinamento das Escolas de Profetas (2 Rs 2. 15, 16);
- Os filhos dos profetas, bem treinados, e capazes de desenvolver a função ministerial (1 Rs 20. 35);
- Na igreja a formação do discípulo se completa pelo compartilhamento da aprendizagem na formação de novos discípulos.
2. Encorajamento.
- Eliseu seu ministério de pregação itinerante e suporte pedagógico as Escolas de Profetas;
- Ele passava instrução e encorajamento aos jovens que ali eram treinados;
- Elias e Eliseu tinham a preocupação de transmitir ás gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor.
- Nas Escolas de Profetas os alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de Deus.
- O maior objetivo do educador é encorajar o educando a buscar a excelência na aprendizagem.
III – O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE
PROFETAS.
1. A Escritura.
- Elias e a Palavra de Deus como parte integrante do conteúdo ensinado nas Escolas de Profetas;
- Elizeu recebeu de Elias este legado;
- Era a Palavra de Deus que Elizeu ensinava aos seus discípulos;
- E é esta Palavra que nós também devemos ensinar hoje aos nossos alunos.
2. A experiência.
- Os profetas Elias e Eliseu compartilhavam com os seus discípulos o que haviam aprendido com o Senhor (2 Rs 2,15, 19-22; 4. 1-7, 42-44);
- No contexto bíblico, a experiência não esta acima da revelação divina registrada na Bíblia Sagrada;
- Elias afirmou que as suas experiências tiveram como fundamento a Palavra de Deus (1 Rs 18. 36.
- A aprendizagem é um processo interativo onde a experiência faz parte deste.
IV – A METODOLOGIA AS ESCOLA DOS
PROFETAS.
1. Ensino através de exemplo.
- As Escolas de Profetas e a educação pela interação entre o professor e aluno na comunidade onde estavam inseridos;
- Os conteúdos eram repassados na forma oral e também pelo exemplo dos profetas seus lideres;
- Os discípulos de Eliseu aprendiam pela observação das ações do profeta durante a realização dos milagres.
- O mesmo aconteceu com os discípulos de Jesus e de Paulo (Mt 9. 9; 1 Co 11. 1)
2. Ensino através da Palavra.
- Eliseu utilizava a palavra de Deus na sua vida devocional e também como instrumento na instrução nas Escolas de Profetas;
- Eliseu mediu a iniquidade de Acabe através a piedade de Josafá;
- A Bíblia Sagrada deve ser a baliza pela qual devemos direcionar todo o nosso ensino.
CONCLUSÃO
As Escolas de Profetas
estavam voltadas ao ensino formal dos filhos dos profetas eram ali ensinados, ética,
comportamento em sociedade, e principalmente a Palavra de Deus e isto nos
apontam para a preocupação dos profetas em passar a outros o conhecimento
correto sobre o Deus único e verdadeiro. Entendemos que a educação secular
possui grande importância, mas não pode ser entendida como única forma de
educar, não se pode relegar á segundo plano o conhecimento divino que faz o
homem de Deus sábio e herdeiro dos céus.
Referências bibliográficas:
GONÇALVES, José. Elias
e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON,
N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios
para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo
publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O
Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda.
Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER,
Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central
Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia
Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual.
Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.
EXERCÍCIOS - LIÇÃO 12 –
1 Trim. 2013 – ELISEU E A ESCOLA DOS
PROFETAS
Nome:
Assinale
verdadeiro ou falso:
1 As
Escolas de Profetas eram instituições de ensino do AT com o objetivo de
transmitir os valores morais e espirituais que Deus havia dado a Israel pela
sua palavra.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
2 Samuel,
Elias e Eliseu, profetas de Deus no AT não lideraram Escolas de Profetas.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
3 Eram parte integrante
dos currículos das Escolas de Profetas, o ensino da Palavra de Deus, como também
a experiência de vida dos profetas.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
4 Jesus Cristo colocou-se como exemplo a ser
seguido pelos seus discípulos, e o apóstolo Paulo nos exortou a ser seus imitadores
como ele o era de Cristo, isto é ensino pelo exemplo.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
5 O objetivo maior do
educador é encorajar o educando a buscar a excelência no aprendizado .
( ) Verdadeiro ( ) Falso
Responda:
6 Conforme a lição,
que conteúdos faziam parte do currículo da Escola de Profetas?
7 Faça
um pequeno comentário, em 5 linhas, sobre a forma de liderança de Eliseu a
frente das Escolas de Profetas no AT.
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