sábado, 9 de março de 2013

(At 3. 8) A GLÓRIA MANIFESTADA

“E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.” (At 3. 8)

Os milagres são feitos extraordinários realizado por Deus em resposta as necessidades humanas, através de servos seus como o objetivo de magníficar e glorificar o nome do Senhor Deus, o realizador do milagre, e qualquer tentativa por parte do homem em buscar através dos feitos realizados por Deus a glória para si, será uma tentativa de apropriação indébita e que resultará em grandes prejuízos (2 Rs 5. 20-27) para os que assim si portarem.
Nas Escrituras Sagradas vamos encontrar vários milagres realizados por intervenção dos profetas no Antigo Testamento, e dos Apóstolos no Novo Testamento, estes feitos miraculosos teve ênfase na libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, foram realizações tais como, Deus fala a Moisés no meio de uma sarça que ardia em fogo, porém o fogo não a consumia (Êx 3. 1-8). A vara de Arão que se tornou em serpente nas vistas do Faraó (Êx 7. 10-12). As pragas, as águas do Nilo que se tornaram em sangue (Êx 7. 14-25), rãs que se espalharam por toda a terra do Egito(Êx 8. 1-15), Piolhos que infetaram toda a terra (Êx 8. 16-19), Exames de moscas que cobriram toda a terra do Egito (Êx 8. 20-32), os rebanhos dos egípcios foram atingidos por uma peste (Êx 9. 1-7), os egípcios foram infectados por úlceras (Êx 9. 8-12), chuva de pedras que destruiu os campos dos egípcios, porém os campos dos filhos de Israel em Gósem não sofreram dano algum (Êx 9. 13-35), Gafanhotos em bandos infestaram a terra do Egito (Êx 10. 1-20), A escuridão que cobriu toda a terra do Egito e só havia luz entre os israelitas (Êx 10. 21-29) e for fim a morte de todos os primogênitos entre os egípcio (Êx 12. 29-30), em todas estas manifestações, o objetivo era beneficiar o povo de Deus, que sofriam escravizados e libertado-los do cativeiro no Egito, e mostrar o poder e a glória do Deus de Israel ao Faraó e ao povo egípcio, em momento algum encontramos a Moisés ou Arão buscando a gloria própria, mas sempre exaltando a Deus e buscando a liberação do povo hebreu dos domínios do Egito.
No milagre em tela temos um paralitico que jazia a porta do Templo de Jerusalém e que ali esmolava, e os apóstolos Pedro e João subiam a oração e aquele homem lhes solicitou uma esmola, porém os apóstolos não tendo nenhuma moeda a oferecer àquele paralitico, e vendo a sua condição de sofrimento resolve para a glória de Deus oferecer-lhe algo que os apóstolos possuíam que era o poder de Deus na vida, e tomado àquele que jazia a porta pela mão o levantou com estas palavras: “Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda!” (At 3. 6) e o homem antes paralitico agora curado, saltava e entrou no templo, não glorificando a Pedro e João, mais sim a Deus o autor do milagre e merecedor de toda honra e glória. Os frequentadores do templo vendo então o feito milagroso realizado diante deles através dos apóstolos, logo se achegaram a Pedro e João entendendo que aquele milagre era fruto do poder e da piedade dos apóstolos, no que foram reprendidos, e Pedro e João aproveitou a oportunidade de lhes pregar o evangelho e apresentar aquele que tem o poder de realizar os milagres (At  3. 11-16),  qual foi o resultado desta operação para os dois apóstolos? Foram presos e levados a um tribunal perante o Sinédrio. Era Deus abrindo mais uma oportunidade para que os magistrados ouvissem a verdade do Evangelho de Cristo.
Deus ainda é o mesmo Deus, opera ainda hoje grandes feitos no meio de seu povo, para atender os homens em suas necessidades, e porque não encontramos tantos milagres na igreja da atualidade, se as necessidades dos homens a cada dia são maiores? A causa primeira é a falta de fé entre os homens, e este era um problema já detectado nos dias do Novo Testamento, outra causa que entendemos como entrave para uma maior fluência na operação de maravilhas em nossos dias é a busca desenfreada do homem de glória para si, alguns tem buscado nos milagres o marketing para os seus ministérios, o para a sua Igreja ou denominação, muitas vezes sem levar em conta a real necessidade do homem, e o propósito de Deus para sua vida, são os vendedores de milagres, e porque não dizer mercadores da fé, lugares em que na verdade há operação de sinais, porém não podemos afirmar que em tais movimento exista a manifestação do poder miraculoso do Espírito de Deus, até porque esta visa a glorificação do Eterno Deus, e não a glória do homem. Amém!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário