terça-feira, 26 de março de 2013

(2 Rs 13. 14) O SOFRIMENTO HUMANO

“E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!” (2 Rs 13. 14)

O profeta Eliseu depois de cumpri o seu ministério, já o alto dos seus oitenta anos de idade, conforme alguns estudiosos do Antigo Testamento, já cansado pelo passar dos anos, ele adoecem (2 Rs 13. 14-19), e aquela enfermidade lhe levaria ao túmulo, é certo que a enfermidade lhe causaria sofrimentos e dores, até porque, mesmo sendo um valoroso e fiel homem de Deus, era humano e estava sujeito as mesmas paixões de qualquer dos homens (Tg 5. 17, 18), não era por ser um profeta, e sincero servo do Deus Altíssimo que estava imune as limitações desta vida.
O que aconteceu como o profeta Elizeu em seus últimos dias é um testemunho que rebate a tese dos seguidores da teologia a prosperidade e da confissão positiva, será que alguém terá a coragem de acusar o profeta de falta de fé, ou mesmo de não conhecer o Deus a quem ele servia, ou ainda de dizer que o profeta não sabia por a sua fé em ação. Logo entendemos que o profeta viveu conforme a soberana vontade de Deus e em seus últimos dias padeceu de uma enfermidade natural, cuja consequência foi a sua partida para ir morar em definitivo no paraíso, e assim aguardar a ressurreição do ultimo dia.
A fé e a sinceridade deste profeta, e o poder Deus foi tão atuante no ministério deste homem de Deus que mesmo após a sua morte, Deus através dos seus restos mortais ainda operava milagres (2 Rs 13. 20,21), fato só narrado nas Escrituras Sagradas, pelo ministério de Eliseu. Portanto este profeta é exemplo de fé, e dedicação ao serviço de seu Deus, porém um ser humano limitado e sujeito a debilidade no seu corpo físico com o passar dos dias, como qualquer dos humanos. Amém!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário