sábado, 30 de março de 2013

(2 Rs 13. 21) O JUSTO ABENÇOA EM TODO TEMPO


“E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.” (2 Rs 13. 21)

O profeta Eliseu, teve o seu ministério voltado para a realização de milagres que beneficiaram muitas pessoas, enquanto Elias tinha o ministério no deserto, Eliseu foi um profeta urbano, de grande sensibilidade aos sofrimentos do seu povo, ele sempre abençoou aqueles que lhe procurava.
Vamos encontrar o profeta junto a Jericó purificando uma fonte que jorrava água salgada e imprópria ao consumo humano (2 Rs 2. 18-22), e em uma época de escassez de água aquele milagre não só beneficiou aos filhos do profetas, discípulos de Eliseu, como também a toda a população que habitava nas proximidades daquela fonte. A viúva que estava para perder os seus dois filhos, em razão do falecimento do seu esposo que era um homem temente a Deus, e servo do homem de Deus, este havia deixado uma dívida que agora era cobrada pelos credores e a mulher não tendo como saldar a dívida, os credores iriam tomar-lhe os filhos como escravos até que a dívida fosse paga (2 Rs 4. 1-7), a mulher desesperada procura o homem de Deus, este lhe multiplica o azeite que a mulher possuía em uma botija, a ponto de mulher pagar a dívida e ainda viver com o excedente. Uma mulher de Suném, que hospeda o profeta em sua casa, esta não possuía filhos, mas pela palavra Eliseu, Deus lhe deu um filho (2 Rs 4. 8-37), porem quando o menino já estava crescido adoeceu e chegou a falecer, então vem a benção de Deus mais uma vez pela intervenção do profeta que restitui a vida ao jovem . E outros milagres registrados no livro de 2 Reis tais como, A retirada do veneno da panela (2 Rs 4. 38-41), A multiplicação dos pães, com vinte pães Eliseu dar de comer a cem homens (2 Rs 4. 42-44). A cura do general sírio Naamã, curado após mergulhar sete vezes no Jordão conforme a ordem de profeta Eliseu (2 Rs 5. 1-19). O ferro do machado que caiu no Jordão enquanto o jovem cortava uma árvore (2 Rs 6. 1-7).
No seu último milagre, que ocorreu mesmo após sua morte (2 Rs 13. 20-21), pois homens de Israel na pressa para sepultarem um homem o jogaram no túmulo onde estava sepultado o profeta, e o cadáver ao tocar os restos mortais de Eliseu, volta a vida em mais um ato de benção na vida daquele que estava sendo sepultado. Portanto entendemos que o ministério deste justo homem de Deus, foi uma benção na vida dos que lhe rodeava e até mesmo após a sua morte ele continua sendo uma benção na vida de muitos, não só pelo milagre de ressurreição daquele que foi jogado em seu tumulo, mais também pelo legado de fé e justiça deixado ao povo de Deus em todos o tempos e que até hoje nos serve de lição. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário