“Disse mais: Toma as flechas. E
tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e
cessou.” (2 Rs 13. 18)
O componente divino na profecia é indiscutivelmente, predominante, e dar
legitimidade a esta manifestação sobrenatural, onde Deus transmite uma mensagem
seja por palavras e até por ações de um ser humano, e nesta situação esta
pessoa deve estar sobre a inspiração do Espírito Santo, e entendemos que embora
sobre a direção do Espírito Santo o homem quando usado por Deus não perde a consciência
ou mesmo a sua identidade como humano, Deus não faz dos seus servos marionetes
ou robôs para realizar as suas ações. Sendo assim na profecia a Escritura
Sagrada mostra que existe a participação do homem neste processo, através da
sua entonação de voz, da sua expressão corporal, e do seu caráter pessoal, e
até da sua vida cotidiana, poderão ser utilizada por Deus como forma de
expressão de uma mensagem aos homens.
Temos exemplos como do profeta Jeremias, quando usa um cinto de linho
apodrecido para falar aos filhos de Israel sobre a repreensão divina sobre eles
em função de sua soberba e desobediência (Jr 13. 1-11). A vida do profeta
Oseias e seus filhos são usados de forma profética por Deus para mostrar ao
povo de Israel qual era a sua condição diante do Eterno Deus (Os 1; 2; 3), e no
texto em tela temos o atirar de flechas pelo rei Jeoás, representando o tamanho
da vitória do povo de Israel sobre os sírios, e com símbolo da fé e perseverança
deste rei, pois quanto mais flechas o rei atirasse mais contundente e majestosa
seria a vitória deste sobre os sírios, porém em sua pequena fé o rei atirou
apenas três flechas, no que foi alertado pelo profeta Eliseu: “Então o homem de Deus se indignou muito
contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas
os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.” (2 Rs
13. 19). Era uma atitude consciente do rei Jeoás, sobre a direção de Deus,
pelas palavras de Eliseu, como parte da mensagem divina sobre o livramento que
o Senhor haveria de dar a Israel por mão do rei Jeoás.
Portanto, é o componente humano parte integrante e expressivo da voz de
Deus, para o seu povo. Logo o homem de Deus necessita ter a sua vida e o seu
corpo, totalmente consagrados ao Senhor, e assim poder ser usado como cenário
para expressar a soberana vontade do Altíssimo. Amém!!
Referências bibliográficas:
GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º
Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro.
1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um
Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador
Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento.
Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento.
Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica,
bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São
Paulo. 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário