terça-feira, 12 de março de 2013

(2 Rs 7. 1) ABUNDANCIA DE VÍVERES

“Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.” (2 Rs 7. 1)

Governava a Israel nos dias do profeta Eliseu, Jorão um dos filhos de Acabe e este, em seu reinado procedeu iniquamente diante do Senhor, não como o seu pai o rei Acabe, mas seguindo os caminhos de Jeroboão (2 Rs 3. 1-3), pelo que o Senhor Deus suscitou o rei da Síria Ben-Hadade II para pelejar contra Israel, e desestabilizar o governo de Jorão, então o rei da Síria promoveu um cerco a Samaria capital do Reino Norte, Israel, cerco este que fez os filhos de Israel padecer grande fome a ponto de se vender em Samaria uma cabeça de jumento por oitenta peças de prata, isto equivale a aproximadamente 1,2kg de prata, que custa hoje no mercado de metais preciosos cerca de R$ 1.073,53, os habitantes de Samaria se alimentarem de esterco de bombos e  negociarem os próprio filhos para serem abatidos e servido como alimentação para não morrerem de fome, portanto era uma situação de calamidade, pelo que o rei de Israel vendo todo aquele flagelo, imputou a culpa ao homem de Deus Eliseu e o buscava para mata-lo, vejamos pois as palavras do rei Jorão quando buscava a Eliseu: “Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, hoje ficar sobre ele.” (2 Rs 6. 31)
Responsabilizado pela tragédia que se abatia sobre os habitantes de Samaria e procurado pelo rei Jorão, o profeta de Deus permanecia em sua casa e com uma fé inabalável no Senhor Deus, não se abateu ou mesmo se desesperou, mas diante dos mensageiros e capitães do rei lhes proferiu uma profecia dizendo: “Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.” (2 Rs 7. 1), era o Deus de Israel, falado pelo profeta o fim daquela calamidade, com tantos os víveres que o capitão do rei, não creu e ainda ridicularizou as palavra do profeta, dizendo:“Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso?” (2 Rs 7. 2), mas o Senhor que tem compromisso com a sua palavra, assombrou as tropas sírias que cercavam Samaria, estas abandonaram seus acampamentos possuídos por tamanho pavor, que deixaram para traz as tendas, os carros os cavalos, e todo o mantimento que abastecia o forte exercito sírio naquela guerra, pelo que os habitantes de Samaria entraram no acampamento sírio sem nenhuma resistência tomaram para si todos aqueles mantimentos e ao outro dia conforme a palavra de Deus pelo profeta Eliseu uma medida de farinha era vendida a porta de Samaria por um siclo de prata, e duas mediada de cevada também pala mesma quantia.
Deus ainda é o mesmo em nossos dias, Ele ainda realiza grandes feitos, inexplicáveis e sobrenaturais, para dar vitoria e suprir as necessidades dos seus servos, e para glória do seu excelso nome, portanto nos os seus servos, e ministros dos seus favores aos homens, devemos manter a nossa fidelidade e firmeza em suas palavras. Sabedores de que o Senhor estar sempre a ouvir os seus. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário