quinta-feira, 21 de março de 2013

(2 Rs 9. 1) EDUCAÇÃO E TREINAMENTO

“Então o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos; e toma este vaso de azeite na tua mão, e vai a Ramote de Gileade;” (2 Rs 9. 1)

As escolas de profetas dos dias do profeta Eliseu, não só educava na orientação do mandamento divino como treinava os seus discípulos no exercício de suas funções ministeriais, era parte integrante deste treinamento o trabalhar dos discípulos dos profetas sob as ordens do líder (2 Rs 2. 15, 16), como foi o caso do cortar as vigas no Jordão para construção de uma tenda, onde os filhos dos profetas fizeram questão e levaram com eles a Eliseu, e o homem de Deus fez flutuar a ferro do machado que caiu na água (2 Rs 6. 1-7).
No texto temos um dos discípulos, já depois de treinado recebendo de Eliseu a missão de ungir a Jeú rei sobre Israel, era uma missão que tinha suas peculiaridades uma vez que o designado para a missão, cremos que não conhecia a Jeú e não podia ungia a pessoas errada e nem tampouco o fazer no meio de todos o seus irmãos, entendemos que o filho do profeta ao chegar em Remote, procurou por casa de Jeú, e ali chegando como era muitos os seus irmão, pediu que Jeú ficasse de pé, conforme a instrução de Eliseu, agora identificado o homem a ser ungido o retirou do meio de seus irmãos levando a um lugar resevado onde só ficou a Jeú e o profeta, este unge  a Jeú derramado sobre ele o seu vaso de azeite conforme a ordem que receba do profeta Eliseu, demonstrando que conhecia o ritual, e que fielmente seguia o treinamento passado pelo homem de Deus.
A escola teológica não faz do homem de Deus um ganhador de almas, ou um pastor cheio do poder de Deus, mas o prepara e trina, para usar com habilidade a ferramenta que pode conduzir o homem ao conhecimento do Deus vivo a palavra de Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário