segunda-feira, 11 de março de 2013

(2 Rs 4. 43) A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES


“Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o SENHOR: Comerão, e sobejará.” (2 Reis 4. 43)

Estudaremos nesta semana uma lição sobre os milagres realizados por Deus através do homem de Deus, o profeta Eliseu, este camponês que fora escolhido pelo Senhor ainda durante o ministério do profeta Elias (1 Rs 19. 16-21), que era homem fiel ao Senhor, e que sem duvida alguma fora contado entre os sete mil homens que não haviam dobrado os seus joelhos diante de Baal nem adorado os deuses de Jezabel nos dias do profeta Elias (1 Rs 19. 18), profeta poderoso em obras e que através dele o Senhor Deus fez grandes feitos mostrando-nos os propósitos divino na vida de seu povo, Israel.
No texto em pauta, temos a provisão divina, para prover a alimentação de cem dos discípulos dos profetas, Eram vinte pães de cevada, e dentro da ótica humana não haveria como alimentar um contingente de cem homens com tão pouco, a ponto do servo do profeta argui-lo: “Como hei de pôr isto diante de cem homens?” era uma situação vexatória para o servo, cremos que ele era o encarregado de colocar a provisão sobre a mesa do profeta, logo ele entedia que aquela porção era insuficiente para alimentar todos aqueles homens, e que não adiantava coloca-la diante deles, pois além de não supri as necessidades, iria causar um mal estar entre eles. Pelo que o profeta ouvindo as ponderações de seu servo, lhe ordena mediante a palavra do Senhor Deus: “Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o SENHOR: Comerão, e sobejará.”, no que o servo obedecendo às palavras do profeta distribuir a porção pelos cem homens, e estes e se alimentaram e se fartaram, e ainda sobejaram pães conforme a palavra do homem de Deus.
A palavra de Deus ainda registra dois casos de multiplicação de pães, estes no Novo Testamento durante o ministério de Jesus. São caso em que com poucos pães o Senhor Jesus alimentou multidões famintas e estas se fartaram e ainda sobejou alimento que foram recolhidos para que não houvesse desperdícios, logo entendemos que o Senhor Deus sempre procura dar uma resposta para o atendimento das necessidades humanas, não deixando que os seus servos sofram alem de sua capacidade suportável, e mostrando que aquilo que para o homem é muito pouco para atender a uma necessidade, na mão do Senhor Deus é o suficiente para a operação milagrosa de Deus no atendimento dos seus servos em suas carências. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário