sexta-feira, 22 de março de 2013

(2 Rs 6. 6) EDUCAÇÃO E ENCORAJAMENTO

“E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.” (2 Rs 6. 6)

Buscar a excelência no ensino e aprendizagem, eis um papel preponderante da escola, e sua razão de existir, é dento desta visão que vamos encontrar o profeta Eliseu na função de um supervisor e instrutor nas escolas de profetas de sua época. O profeta Eliseu, não só exercia o seu ministério pela pregação itinerante, e pela operação de milagres e maravilhas, mas também pela coordenação e instrução nestas escolas. Além de dar aulas o profeta fornecia encorajamento na busca de uma excelência no aprender daqueles jovens alunos que estavam sob a sua liderança.
O contexto dos livros de 1 e 2 Reis é revelador, quanto ao comportamento dos profetas Elias e Eliseu, estes tinham o sério compromisso de transmitir ás gerações mais novas o que eles haviam aprendido do Senhor. Vejamos o episódio do confronto de Elias com os profetas de Baal no monte Carmelo, neste confronto Elias desafia os profetas de Baal a invocarem os seus deuses, e estes deveriam responder com fogo, que consumiria o sacrifício destes que se encontrava sobre o altar, como Baal não respondeu aos seus profetas, Elias após consertar o altar clama ao Senhor Deus e este responde a Elias com fogo consumindo ao sacrifício e mostrando a todos os presentes que o Deus de Elias era o Deus verdadeiro e o Deus que deveria ser adorado por todos.  Entendemos que Elias estava acompanhados de seus alunos os filhos dos profetas, que presenciaram toda aquela cena, e que poderem engrossar o coro daqueles que clamavam “Só o Senhor é Deus”, e sobre o comando de Elias perseguiram e destruíram a oitocentos de cinquenta profetas de Baal ( 1 Rs 18. 22-40), logo cremos que naquele episódio foi mais uma aula pratica de encorajamento para os alunos da escola de profetas nos dias de Elias. No ministério de Eliseu esta influencia do profeta sobre seus alunos é mais explicita com varias passagem descrevendo realização de milagres e maravilhas com a participação e na presença destes alunos, o que nos garante a transmissão de um ensino de qualidade e compromissado com excelência da aprendizagem destes alunos.
Nós hoje, corpo descente da EBD, que fazemos e somos responsáveis pelo o ensino sistemático da palavra de Deus a um grande número de alunos que busca o conhecimento de Deus através de nossas aulas, devemos como nos instrui o apóstolo Paulo, “Aquele que ensina que se dedique ao ensino” (Rm 12. 7), buscar a excelência no ensino e na instrução dos mandamentos divinos, seja pela ministração sistemática da palavra de Deus, seja pelo nosso exemplo de vida como educador e ministro de Senhor Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário