terça-feira, 30 de outubro de 2012

QUEM SEMEIA VENTO COLHE TEMPESTADE


“Porque semearam vento, e segarão tormenta, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros.” Oséias 8:7

No contexto deste versículo vamos encontrar Israel metido em uma série de pecados e transgressões aos mandamentos divinos, entre eles podemos nomear, Israel profanava a aliança com Deus e a sua Lei (Os 8. 1 - 3), nomeava governantes sem a direção de Deus (Os 8. 4), se provia de praticas idólatras (Os 8. 4 – 7), se confraternizava em aliança com os Assírios (Os 8. 8 – 10) e ainda disseminava entre os seus filhos altares de sacrifícios aos deuses pagãos (Os 8. 11 – 14), tais abominações eram contempladas por Deus, que não suportando mais  as transgressões daquele povo fez soar sobre eles a “trombeta” da punição divina, através da palavra profética dada pelo profeta Oseías.
O texto em tela é um provérbio bastante conhecido e que ressalta a futilidade e fragilidade das alianças de Israel com os falsos deuses e as nações pagãs da época do profeta. Os Israelitas haviam semeado “ventos”, símbolo da decadência moral e espiritual do povo naqueles dias, e como conseqüência dos seus pecados haviam de colher “tormentas”, isto é o julgamento, a punição divina seria inevitável, e tão assoladora como um longo período de estiagem, onde que, pela severidade da seca, a terra não produzirá frutos “não haverá seara”, e a verdura que sobreviver a tamanha sequidão não serviria para alimentação nem dos homens e nem do gado “não dará farinha”, a ponto de o povo se submeter ao domínio estrangeiro “se der, tragá-la-ão os estrangeiros”.
Portanto o transgredir ao mandamento divino, é algo que traz ao transgressor o devido julgamento, Deus não se deixa escarnecer (Gl 6. 7), porém trará sobre todos quantos desprezarem os seus caminhos e ensinamentos o juízo eterno, a exemplo do que aconteceu com o povo hebreu, e que foi enfatizado nas profecias, proferidas pelos Profetas Menores tais como, Oseías, Jonas e Obadias. Fiquem todos na Paz do Senhor Jesus. Amém!!


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário