quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O ESPÍRITO SANTO ENSINA A IGREJA.



“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo 14. 26)


O Espírito Santo como a terceira pessoa na Trindade Divina (Jo 14.17; 15. 26; 16. 7, 13) tem a prerrogativa de instruir e consolar a Igreja de Cristo, até que Ele venha para buscá-la, Jesus falou destas coisas em suas ultimas instruções aos discípulos, quando os tranqüilizava quanto ao seu regresso para o Pai.
Portanto após o retorno de Cristo aos céus, a Igreja necessitaria de continuar a pregação do evangelho de Cristo a todas as gentes, e como fazer e ou cumprir tal missão senão pelo poder marcante do Espírito Santo na vida do crente, e pela instrução permanente da Igreja, tanto na revelação da Palavra de Deus, como também na conversão dos pecadores dos seus pecados, e na orientação dos novos discípulos de Cristo. Esta é uma função desempenhada pelo Espírito Santo e tem por objetivo dar continuidade o ministério iniciado por Cristo junto aos discípulos e que culminou com a fundação da Igreja de Cristo no dia de pentecostes, quando 120 dos discípulos estavam reunidos em Jerusalém e desceu sobre eles poder do Espírito Santo, vindo todos a serem batizados com Espírito Santo e com fogo naquele dia. E Pedro já inspirado pela sabedoria que flui do Espírito Santo em um fervoroso discurso sobre o que estava acontecendo naquele dia tendo por base a profecia de Joel, e ouvido por uma grande multidão dos quais quase 3 mil se converteram ao evangelho de Cristo naquele discurso.
Sendo assim temos hoje o Espírito Santo como o mestre divino da Igreja de Cristo e responsável pelo seu crescimento na graça e conhecimento da palavra de Deus (2 Pe 3. 18), levando os crentes a alcançar à estatura de varão perfeito a semelhança de Cristo (Ef 4. 13), e o próprio Deus ao distribuir os dons ministeriais deu uns para mestres e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra de Deus (Ef 4. 10-12), logo aqueles a quem Deus os chamou para exercer a função de educador na Igreja de Cristo, é instigado por aquele que o convocou a dedicar-se com desvelo a tão nobre missão (Rm 12. 7), tornando-se assim um cooperador com o Espírito Santo na obra de formação do povo de Deus para melhor servir ao Senhor Deus, e aguardar como vencedor a volta de Cristo para buscar a sua Igreja. Amem!!


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário