quinta-feira, 4 de outubro de 2012

OS PROFETAS ANUNCIARAM A SALVAÇÃO DOS GENTIOS


“E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas,” (At 15. 15-17)

A mensagem bíblica tem como objetivo restaurar o homem caído e afastado de Deus o seu criador, e o povo hebreu foi tomado por Deus como um tipo de toda humanidade caída de distanciada do seu criador, Isael uma nação estabelecida por Deus a partir da promessa feita ao Patriarca Abraão, “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12. 1-3), desde o princípio teima em desobedecer a Deus, e por conta desta tremenda rebeldia, o Senhor Deus os entrega nas mãos dos Assírios em um cativeiro na Babilônia por longos 70 anos. Isto depois que o povo hebreu amargou no Egito uma temporada de quatro séculos fora da propriedade dada por Deus a Abraão por herança, (Gn 13. 14-18), mas o Senhor tem se mantido fiel a seu povo mesmo quando estes se afastam dos seus mandamentos e teima em desobedecer aos princípios divinos, e através de seus profetas sempre tem, em todas as épocas e circunstâncias anunciado, a restauração e redenção nacional deste povo. O que em parte já tem se cumprido, e em parte estar por se cumprir, mas pelo que mostram os profetas e de acordo com os últimos acontecimentos mundiais, todas estas profecias a cerca da restauração de Israel terão o seu cabal cumprimento em breve.
Mais assim como o predito pelos profetas com respeito à restauração de Israel, também vamos ter predições sobre a restauração da humanidade caída. Já no Éden o próprio Deus falando a “serpente” aponta para esta restauração, (Gn 3. 14, 15), os profetas em seus escritos, profetizam sobre esta restauração, e os profetas menores também enfatizam a redenção de toda a humanidade. Jonas com muita propriedade pelo episódio do povo Ninivita mostra-nos o alcance da misericórdia divina, diante do arrependimento de toda aquela população, (Jn 3. 1- 10). Joel vai um pouco mais além, pois profetiza não só a restauração, ou salvação a todos o homens, mais também sobre o derramamento do poder do Espírito Santo sobre toda a carne, (Jl 2. 14-32). Era o Senhor Deus manifestando por intermédio de seus servos os profetas, a Sua soberana vontade e estendendo as bênçãos e as misericórdias antes mostradas sobre o povo Judeu agora sobre todos os homens, e esta promessa não ficou somente no anuncio pelos profetas. Porém teve o seu cumprimento iniciado como o advento do Messias, por seu nascimento (Is 7. 14; 9. 6; Mt 1. 18-25), e sacrifício vicário, (Is 53. 2-10; Mt 27. 27-61) garantido a todos os homens perdão dos pecados sem acepção de pessoas e ou nacionalidades, “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.” (Cl 3. 10-12).
Tais profecias se cumprirão como um todo, com a vitoria da Igreja de Cristo sobre a morte e o inferno, (Ap 20. 14), que se dará com a volta de Cristo para levar os que de bom grado O aceitaram e tiveram as suas vestiduras lavadas no sangue do Cordeiro (Ap 22. 14), e por isto têm o direito a herdar as moradas celestes e a habitarem eternamente com Deus. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário