terça-feira, 2 de outubro de 2012

A LEI E OS PROFETAS DEPENDEM DO AMOR


“Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mt 22. 40)

Amar a Deus e amar ao próximo, destes dois princípios disse Jesus, dependem toda a lei e os profetas, isto é o Antigo testamento onde estão incluidos os doze profetas menores, depender neste texto tem os sentido de estar pendurado, servir de suporte, ou ancoradouro, sendo assim olhando da os dez mandamento que é o resumo da lei de Moises, podemos dividi-los em dois capitulo, o primeiro incluindo os quatro primeiros mandamento tratam do amor a Deus, enquanto que os seis mandamento subsequentes, formando o segundo capitulo, tratam do amor ao próximo. Logo tendo a lei de Moises como parâmetro, podemos então afirmar como Cristo afirmou, que estes dois mandamentos dão suporte a toda Lei e os profetas.

O amor é base para toda a obra divina, com especialidade a obra redentora de Cristo, podemos então afirmar que temos salvação e perdão dos nossos pecados pelo amor de Deus, (Jo 3. 16), e os profetas menores trazem para o povo de Israel, repressões e advertências em razão dos pecados cometidos, por aquele povo (Os 4. 1-18; Jl 1. 1-20), era o Senhor Deus, reprendendo o povo visando o arrependimento e a reconciliação do Deus, mostrando para eles as suas iniquidade, e apontando o caminho do arrependimento, como escape para que eles se livrassem do justo e severo juízo de Deus (Os 14. 1-9; Sf 3. 1- 20), os escritos dos profetas menores também apontam para o sacrifício redentor de Cristo no calvário (Ml 3. 1-6; Mq 5. 1-15), dando a oportunidade a todos quantos se arrependerem e confessado os seus pecados, e aceitando a Cristo, terão a certeza de sua restauração diante de Deus o criador.

Portando meus irmãos o amar a Deus de todo o coração, de todo entendimento, e amar ao próximo como a nós mesmos, é mandamento divino, também para nós outros, e fazendo assim cumpriremos a lei do Senhor Deus, sabendo que o obedecer é melhor que o sacrificar. Fiquemos todos na paz do Senhor. Amém.

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário