segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DEUS SE APRESENTA A ISRAEL COMO UM MARIDO

“Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra.” (Is 54. 5)

O povo hebreu a quem Deus escolherá para ser o seu povo e para representar a sua benção sobre os demais povos da terra, ao longo de sua historia se apresenta com um povo rebelde e de dura servis no seguir os mandamentos do Senhor o seu Deus, um povo que foi resgatado do Egito, onde eles não passavam de um bando de escravos a serviço de Faraó, para ser uma nação reconhecida, respeitada e temida por todos os povos da antiguidade. Este povo tornasse uma nação com território, leis, governo, e um Deus a quem eles conheciam muito bem, porém teimavam em desobedecer aos seus mandamentos, seguindo outros deuses e os adorando, eles também atraíram a ira de Deus sobre si, pelo que, a nação foi repartida em dois reinos, o Reino de Israel (Norte) e o Reino de Judá (Sul), este dois reino continuaram em suas trajetórias de iniquidades e transgressões diante de Deus pelo que o Senhor Deus os entregou por 70 anos ao cativeiro Babilônico, um período que o profetas Isaias assim se refere: “Por um breve momento te deixei, [...] Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento;” (Is 54. 7-8).
Porém este texto fala também do momento de restauração desta nação como povo peculiar de Deus, quando o povo foi resgatado do cativeiro e replantado na terra de suas promessas, agora convertido ao Senhor Deus para nunca mais se postarem ou adorarem a deuses estranhos, é neste clima de retomada da benção de Deus, que o Senhor trata a nação de Israel como esposa desamparada, referindo-se á infidelidade de Israel, que os levou a opressão pelos os egípcios, e posteriormente pelos assírios (Is 52 .4; Jr31 .19; Ez 16. 1-6), e no cativeiro na Babilônia (Is 54. 6-8), nestas adversidades eles seriam sarados e restaurados ou seja a esposa reconduzida aos braços do seus amado e fiel marido, o Senhor dos Exércitos (Is 1. 9),  o Redentor (Is 41. 14), que em momento algum se esqueceu o seu povo, nem jamais abandonaria os descendentes de Abraão para sempre.
O profeta Oseias que é o livro a ser estudado esta semana na Lição da EBD tem a sua vida conjugal marcada por uma conturbada relação com uma mulher adúltera (Os 1. 2), que lhe abandona e volta a prostituição e acaba perdendo toda a sua dignidade e reputação indo parar comercializada em um mercado de escravo, e que de lá ela foi resgata por seu esposo o profeta Oseias (Os 3. 1- 5). Este escrito de Oseias e a vida do profeta tratam deste período da Nação de Israel quando eles deixam de servir a Deus e enveredam por um caminho de transgressão aos mandamentos divinos, seguindo e se prostituindo com os deuses dos gentios, e o próprio Deus se apresentando como o Salvador e Redentor daquele povo.
O texto de Isaias 54 também é uma profecia escatológica que aponta para a salvação nacional de Israel após a grande tribulação, no momento da vida de Cristo em Gloria para estabelecer seu Reino Milenial entre os homens. Estejamos, pois atentos às profecias bíblicas, nos afastando do mundo com as suas vis concupiscências, santificando-nos e esperando o arrebatamento da Igreja de Cristo. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Um comentário:

  1. Eu particularmente entendo que quando a biblia fala que a mulher samaritana tinha cinco maridos ela esta falando de infidelidade espiritual quando os samaritanos deixa de adorar o verdadeiro DEUS pra adorar os deus estranhos como os samaritanos fizeram DEUS sempre apresentou a israel como marido e enquanto israel era fiel ele a teve como mulher Isaías 54;5 62;4-5 E varias outras reférensia DEUS apresenta como marido e israel como mulher no caso da mulher samaritana ela avia traido o seu verdadeiro DEUS essa a minha modesta opinião.

    ResponderExcluir