segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A REGRA ÁUREA CUMPRE A LEI E OS PROFETAS


“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” (Mt 7. 12)

Jesus instruía seus discípulos, é lhes falava sobre uma regra de ouro para se cumprir o que manda os ensinos do Antigo Testamento, representado no texto pela expressão “a lei e os profetas” que é “Amaras o teu próximo como a ti mesmo” conforme (Mt 5.17; Lv 19. 18; Mc 12. 31; Gl 5. 14).
Os profetas menores, que é tema das lições deste 4° trimestre da EBD, vai nos mostrar ensinos básicos e advertências para a santificação do povo Deus em todos os tempos tais como: “O livro de Oseias tem como propósito levar o povo de Deus ao arrependimento de seus próprios pecados, Joel exorta o povo a arrepende-se voltando humildemente para o Senhor Deus, Amós, de disseminar a iminência do juízo divino sobre Israel e as nações em redor, Obadias revela a ira de Deus contra Edom, Jonas tem por objetivo, demonstrar a misericórdia divina pela pregação através do arrependimento, Miqueias adverte a nação sobre a queda de Jerusalém e Samaria como o juízo de Deus, Naum de anunciar a iminente destruição da ímpia cidade de Nínive, Habacuque, ajudar o remanescente fiel a compreender os caminhos de Deus no tocante à sua nação pecaminosa e a iminência do juízo divino, Sofonias tem o propósito de advertir Judá e Jerusalém do iminente juízo de Deus, Já Ageu de exortar o povo judeu na reedificação do Templo, Zacarias de fortalecer os Judeus quanto a vinda do Messias, Malaquias de confortar os sacerdotes e o povo para arrependesse dos seus pecados,” (Lição Biblica, 4° trim. 2012, p/ EBD, Os dose profetas menores, CPAD, Pg 5) ensinamentos este incluídos no Velho Testamento e tratados dentro do Novo Testamento como a Lei e os profetas, que o próprio Jesus resume com o comprimento de um único mandamento Amaras ao teu próximo como a ti mesmo, pois deste pequeno mandamento depende toda a Lei. Amém


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário