terça-feira, 30 de outubro de 2012

O SACRIFÍCIO E O ESTADO ESPIRITUAL DO ADORADOR


“Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade  nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de sofrê-las. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” (Is 1. 13-15)
O que havia entre o povo de Israel, para que Deus estivesse tão irritado com o povo a ponto de rejeita-lhes os cultos, as ofertas, e até mesmo as ações de graça? Quando continuamos a leitura deste capítulo, e fazemos uma reflexão sobre o livro do Profeta Isaías e dos Profetas menores contemporâneos deste, tais como Oseias  Amos, Jonas e Miqueias  vamos descobrir que além das iniquidades praticadas no meio do povo, havia um completo descaso deles para com a justiça social e o amparo dos pobres e desamparados entre o povo. Vejamos o que Deus disse ao povo pelo profeta Isaías: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.” (Is 1. 16-17), já pelo profeta Amós Deus falou: “Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome. E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas, e na casa dos seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado.” (Am  2. 6-8)
Logo entendemos que a negligência, a justiça, e o amparo aos necessitados, e pecado tão grave quanto à prostituição e a idolatria, portanto de quisermos alcançarmos de Deus o perdão para as nossas transgressões, e ter os nossos sacrifícios de louvou aceitos por Deus, devemos ser fiéis ao Senhor abandonado o pecado, e dando prioridade à causa dos mais necessitados, acolhendo-os com carinho e justiça social. Amém.

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário