quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS DOS PROFETAS


“Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.” (Mt 26. 56)

O nascimento e martírio de Cristo nos atesta o cabal cumprimento de toda a mensagem Bíblica, entre esta os escritos dos profetas, o nascimento de Cristo foi predito por quase todos os profetas literários, a saber, aquele que tiveram seu escritos inclusos no canon sagrado. Vejamos alguns textos: Isaias o profeta messiânico escreveu. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is 9. 6) “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” (Is 7. 14), Miqueias falou do lugar do nascimento do messias, “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5. 2) Alem de outro tantos textos tais como, (Dn 9. 25; Jr 23. 5-8; 33. 14-17; Ez 39. 17-23; Os 14. 1-9 ).
Quanto ao seu martírio as referência nos profetas são também mui vasta: “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Is 53. 2-7). E mais algumas referências, (Gn 3. 15; Zc.13. 7; Jr 51. 35).   
Portanto pelo predito pelos profetas e entre eles os doze profetas menores, e muito mais pelo cumprimento do que falaram e escreveram os profetas, entendemos a mensagem bíblica como real e verdadeira e que merecem toda a nossa aceitação (1 Tm 1. 15; 4. 9), pois foram homens que inspirados por Deus descreveram e falaram de acontecimento e fatos que estavam muitos anos a sua frente, como é o caso do profeta Isaias que profetizou sobre o surgimento de Cristo e o seu ministério terreno quase 600 anos antes. Portanto os escritos dos profetas menores que estamos estudando neste  4º trimestre são mensagens atuais, e que servirão de edificação espiritual para todo o povo de Deus na atualidade. Amém!!


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário