“Vai, e clama aos
ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da piedade
da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa
terra que não se semeava.” (Jr 2. 2)
O profeta Jeremias,
fazia lembrar aos filhos de Israel os momentos vividos por eles durante a sua
caminhada de retorno à terra das suas promessas após 400 anos de servidão no
Egito. Uma vez que eles, agora na terra que manava leite e mel, haviam se esquecido
dos mandamentos divinos, e si portavam indignamente diante de Deus seguindo
deuses estranhos e até fazendo pouco caso do Deus vivo e verdadeiro que os
tirou da Egito e debaixo da servidão de Faraó (Jr 2. 5-8). Porém o Senhor ao
exortar aos filhos de Judá e Israel os faz primeiro lembrar os momentos de
fidelidade do povo durante aquela caminhada hostil pelo deserto, momento de
comunhão tão intima e próxima que o próprio Deus os comparou ao relacionamento
conjugal de um marido para com a sua esposa (Jr 2. 2), uma vez que este é uma instituição
estabelecida por Deus ainda na criação, pela qual o homem se une a sua mulher
em uma relação legitima, social, espiritual e de caráter indissolúvel (Gn 2.
18-24; Mt 19. 5, 6) é através deste relacionamento que o homem adquire a chance
e ter filhos, formando uma família com base no companheirismo, fidelidade e
temor a Deus. É um relacionamento assim que Deus buscava manter com os filhos
de Israel, e o Senhor sempre fez a sua parte, porém o povo sempre encontrava
oportunidade para se afastar do Senhor Deus. .
Jeremias faz um desafio
ao povo de Judá a lembra-se do Senhor Deus, o período de noivado entre o Senhor
e Israel na caminhada pelo deserto foi um tempo em que o povo andava após e
adorava o Senhor. Israel era santidade para Deus, eram as primícias da sua
novidade (Jr 2. 3). As primícias por direito pertenciam a Deus (Dt 26. 1-11) e
a santidade é algo requerido daqueles que é separado para a gloria de Deus,
naqueles dias o povo não mais se lembrava dos dias em que seus antepassados
haviam adorado e obedecido a Deus, Estavam, pois, desviados do Senhor, e andava
buscando em outras fontes d’água para saciar a sede, fontes esta que Deus por
seus profeta as chama de cisternas rotas, isto é rachadas e sujas , que mesmo
que se encontre água nelas são águas poluídas e que não durarão por muito
tempo.
Daí a repreensão de Deus
aquele povo que haviam deixado o convívio amoroso e fiel com o Senhor, relacionamento
este definido por Deus como o amor conjugal de um marido para com a sua amada,
para buscar um relacionamento promiscuo e adúltero como os ídolos, fato este
também retratado na vida do profeta Oseias (Os 1. 2-5) que serviu de figura da
vida de promiscuidade que o povo de Israel viveu naqueles dias, quando se
afastaram do Senhor Deus para irem após os deuses das nações gentílicas. Mesmo
nesta condição de adultério e rejeição a Deus, por parte do povo de Israel, o
Senhor não os desamparou e sempre buscou a reatar o amoroso relacionamento com
Israel, e Deus decretava por boca e vida de Oseias a reconciliação definitiva,
a anulação da sentença de divorcio (Os 2. 2), o reencontro definitivo: “desposar-te-ei comigo para sempre” (Os
2. 19) era o fim da adoração a Baal (Os 2. 20), dando lugar a uma adoração
perfeita e única ao Senhor Deus. Isto também falando escatologicamente da
reconciliação nacional de Israel com Deus através de Jesus Cristo após a grande
tribulação. A paz do Senhor a todos.
Amém!!
Referências bibliográficas:
Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições
Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.
2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD.
Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro.
1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida.
Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de
Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento.
Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O
Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda.
Rio de Janeiro. 2010.
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