terça-feira, 9 de outubro de 2012

A UNIÃO DE MARIDO E MULHER É UMA FIGURA DO RELACIONAMENTO ENTRE DEUS E ISRAEL

“Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava.” (Jr 2. 2)

O profeta Jeremias, fazia lembrar aos filhos de Israel os momentos vividos por eles durante a sua caminhada de retorno à terra das suas promessas após 400 anos de servidão no Egito. Uma vez que eles, agora na terra que manava leite e mel, haviam se esquecido dos mandamentos divinos, e si portavam indignamente diante de Deus seguindo deuses estranhos e até fazendo pouco caso do Deus vivo e verdadeiro que os tirou da Egito e debaixo da servidão de Faraó (Jr 2. 5-8). Porém o Senhor ao exortar aos filhos de Judá e Israel os faz primeiro lembrar os momentos de fidelidade do povo durante aquela caminhada hostil pelo deserto, momento de comunhão tão intima e próxima que o próprio Deus os comparou ao relacionamento conjugal de um marido para com a sua esposa (Jr 2. 2), uma vez que este é uma instituição estabelecida por Deus ainda na criação, pela qual o homem se une a sua mulher em uma relação legitima, social, espiritual e de caráter indissolúvel (Gn 2. 18-24; Mt 19. 5, 6) é através deste relacionamento que o homem adquire a chance e ter filhos, formando uma família com base no companheirismo, fidelidade e temor a Deus. É um relacionamento assim que Deus buscava manter com os filhos de Israel, e o Senhor sempre fez a sua parte, porém o povo sempre encontrava oportunidade para se afastar do Senhor Deus.  .
Jeremias faz um desafio ao povo de Judá a lembra-se do Senhor Deus, o período de noivado entre o Senhor e Israel na caminhada pelo deserto foi um tempo em que o povo andava após e adorava o Senhor. Israel era santidade para Deus, eram as primícias da sua novidade (Jr 2. 3). As primícias por direito pertenciam a Deus (Dt 26. 1-11) e a santidade é algo requerido daqueles que é separado para a gloria de Deus, naqueles dias o povo não mais se lembrava dos dias em que seus antepassados haviam adorado e obedecido a Deus, Estavam, pois, desviados do Senhor, e andava buscando em outras fontes d’água para saciar a sede, fontes esta que Deus por seus profeta as chama de cisternas rotas, isto é rachadas e sujas , que mesmo que se encontre água nelas são águas poluídas e que não durarão por muito tempo.
Daí a repreensão de Deus aquele povo que haviam deixado o convívio amoroso e fiel com o Senhor, relacionamento este definido por Deus como o amor conjugal de um marido para com a sua amada, para buscar um relacionamento promiscuo e adúltero como os ídolos, fato este também retratado na vida do profeta Oseias (Os 1. 2-5) que serviu de figura da vida de promiscuidade que o povo de Israel viveu naqueles dias, quando se afastaram do Senhor Deus para irem após os deuses das nações gentílicas. Mesmo nesta condição de adultério e rejeição a Deus, por parte do povo de Israel, o Senhor não os desamparou e sempre buscou a reatar o amoroso relacionamento com Israel, e Deus decretava por boca e vida de Oseias a reconciliação definitiva, a anulação da sentença de divorcio (Os 2. 2), o reencontro definitivo: “desposar-te-ei comigo para sempre” (Os 2. 19) era o fim da adoração a Baal (Os 2. 20), dando lugar a uma adoração perfeita e única ao Senhor Deus. Isto também falando escatologicamente da reconciliação nacional de Israel com Deus através de Jesus Cristo após a grande tribulação.  A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário