quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O SENHOR JESUS COMPARA O CORTEJO NUPICIAL A SUA VINDA



      “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.” (Mt 25. 1)

 
      Parábola das dez virgens, Jesus instruía seus discípulos sobre o que era o Reino de Deus entre os homens, e para ilustrar o ensinamento Ele toma algo sublime e que de todos era conhecido, o cortejo nupcial dentro de um casamento que se celebrava naquela época.

     Como a iluminação das casas naqueles dias era precária e a cerimônia geralmente era realizada a noite e regada a muita festa e poupa, o cortejo era acompanhado por jovens donzelas que munidas de lamparinas, cujos pavios eram alimentados a óleo de oliva, faziam iluminar todo o recinto das bodas, e conseqüentemente eram as responsáveis por manter toda a alegria da festa de casamento, para o casamento em pauta temos convidadas dez virgens, que deveriam estar prontas e preparadas para o evento sob quaisquer adversidade, mais o Senhor afirma que cinco delas era prevenidas (prudentes), e cinco era insensatas (loucas) pois tardando o noivo para as bodas as dez dormiram, e quando já próximo a meia noite, foi anunciada a chegada do noivo, todas despertaram, porem as insensatas estava sem azeite para repor o combustível das suas lamparinas que estava por apagar-se e quando estas saíram a buscar o combustível, o noivo chegou e as que estavam com suas lâmpadas acessas entraram para o casamento e as nercias ficaram de fora daquela festa.

     Portanto a semelhança e daquelas virgens prudentes deste casamento, devemos estar atentos e preparados (Mt 25. 13), com as nossas lâmpadas acessas, “Vos sois a luz do mundo”(Mt 5. 14) e com a nossa reserva de azeite abastecida, aguardando a qualquer hora o Noivo “Cristo” vir buscar as sua Noiva “a Igreja” (Mt 24. 36-44), para as bodas do Cordeiro, no arrebatamento da Igreja que si dará em um abrir e fechar de olhos, e quem não estiver pronto ficará para a grande tribulação. Amém!!



Referências bibliográficas:



Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.

COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário