sábado, 20 de outubro de 2012

OS GENTIOS E O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO



“E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.” (At 11. 15-16)

Após o derramamento do Espírito Santo a Igreja ficou circunscrita a Jerusalém não por determinação divina, mas por circunstâncias, sociais, políticas e religiosas, porém como Deus já havia falado pelos profetas no Antigo Testamento, a promessa da efusão do Espírito Santo seria para toda a carne (Jl 2. 28), o próprio Senhor tratou de  iniciar a expansão da mensagem de Cristo, fora da comunidade judaica, isto é entre os gentios, e em duas visões simultânea uma ao centurião da corte italiana Cornélio, e outra ao Apóstolo Pedro o evangelho chega a Jope em casa de Cornélio, este abraçou a mensagem pregada por Pedro, e estando ele ainda falando a respeito das maravilhas de Deus operadas em Cristo, desceu sobre os da casa de Cornélio poder do Espírito Santo e todos foram batizados e começaram a falar em outras línguas, dando a todos a certeza de que Deus havia estendido o dom do Espírito Santo também aos gentios.
Este fato foi tão surpreendente que provocou uma concilio do colégio apostólico naqueles dias, e Pedro convocado a explicar o porquê de estar entrando em casa de gentios e falar da mensagem de Cristo aqueles que eram considerados fora da aliança abraamica, E agora Pedro diante daquele nobre concilio passa a falar-lhes da revelação que receberá de Deus, com a seguinte repreensão, “Não faças tu comum ao que Deus purificou.” (At 10. 15), pelo que o apóstolo não teve outra alternativa senão descer a Jope e levar a palavra de salvação em casa de Cornélio, e mesmo antes que ele acabasse de revelar toda a mensagens enviada por Deus aquelas pessoas o Espírito Santo desceu sobre os que estavam reunidos na casa, e foram cheios do poder de Deus, falaram em outras línguas, e assim como os da aliança abraamica haviam recebido o batismo com o Espírito Santo, eles também haviam recebido, e sendo por Deus batizados no Espírito Santo, não haveria como o Apóstolo lhes negar o batismo e águas para o arrependimento de pecado.
Portanto Deus não faz acepção de pessoas, e a mensagem do Evangelho de Cristo é universal, e a promessa do Espírito Santo é também para a Igreja gentílica, com base na profecia de Joel, e também pela mensagem pregada pelos apóstolos de Cristo, e que foi impregnada em todos aqueles que aceitam e foram alcançados pela mensagem do evangelho vivo e pentecostal. Amém.

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário