sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A MESSAGEM DA IGREJA É A MESMA DOS PROFETAS


“Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.” (At 26. 22-23)

Paulo em sua defesa diante o tribunal do rei Agripa, onde justifica a sua fé e pregação do Evangelho de Cristo, nos mostra que a mensagem pregada por ele e conseqüentemente à mensagem pregada pela igreja primitiva, era a mesma anunciada pelos profetas no Antigo Testamento, pois os profetas não só tinham a função de antecipar os acontecimentos ou prever o que estaria para acontecer, mas também de uma forma contundente e com autoridade divina, pregava ao povo de sua geração, mostrando-lhes as vontade soberana do Criador, declarando-lhes os juízos divinos necessários, apontado-lhes o caminho para o arrependimento dos pecados e restauração da benção de Deus sobre o povo, pelo abandono de suas transgressões e obtenção do perdão de Deus, através da confissão dos pecados.
Diante do exposto a Igreja de Cristo como coluna e firmeza da verdade, (1 Tm 3. 14-16),tem em parte, através de Cristo e pelo poder do Espírito Santo a função que cabia aos profetas na Antiga Aliança, que era restaurar o monoteísmo hebreus, combater a idolatria, denunciar as injustiças sociais, proclamar o dia do Senhor, e reavivar a esperança Messias. Logo compreender a missão e mensagem dos profetas entre eles os profetas menores é entender a missão e responsabilidade da Igreja de Cristo diante desta geração corrupta e afastada do Senhor Deus (Mc 8. 38). Sendo assim a Igreja de Cristo hoje deve buscar cada dia estar mais próxima, estudar, e viver a mensagem dos profetas, para que com a mesma autoridade que foi peculiar aos profetas nos antigo testamento, possa enfrentar as demandas espirituais e sociais que à humanidade necessita para encontrar um caminho de restauração de suas vidas para com o Senhor Deus, e mesmo que não dêem ouvidos à mensagem propagada pela Igreja de Cristo como fizeram os povos da antiguidade com os profetas servos de Deus, serão advertidos quando ao julgamento do Altíssimo, sabendo que seus juízos são justo porém severos para com aqueles que insistirem em zombar dos oráculos do Deus vivo.
Portanto busquemos com alegria e fidelidade, a meditação e instrução em todas as palavras ditas e escritas pelos profetas no Antigo Testamento, a fim de que como Igreja de Cristo na terra possa ser uma testemunha fiel e verdadeira, e despenseiros das virtudes divinas que pode levar o homem a salvação, pelo arrependimento e perdão dos pecados, como bem disseram os profetas de Deus desde o Antigo Testamento. Amém.


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário