domingo, 14 de outubro de 2012

O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO



“Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.” (Is 44. 3)

O profeta Isaias que teve seu ministério nos dias que antecederam o cativeiro do povo hebreu na Babilônia, este profeta muito advertiu Israel sobre as suas transgressões e iniqüidades e em sua mensagem pregou que se não houvesse arrependimento e reconciliação com Deus por parte do povo o cativeiro por setenta anos seria inevitável, até porque seria esta única situação pela qual o Senhor  restauraria aquele povo e os converteria para nunca mais se prostrarem diante de outros deuses. Isaias profetizou sobre a restauração do povo hebreu como o povo de Deus, pela conversão de Israel ao Senhor Deus e ainda uma vasta profecia sobre o advento do Messias, bem como do derramamento do Espírito Santo.
Na lição da EBD desta semana estaremos estudando, sobre o livro do profeta Joel, que se destaca por uma mensagem enfática sobre este marcante evento da vida do povo hebreu. Vejamos: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” (Jl 2. 28-32).
O cumprimento destas profecias deu-se dias após a volta de Jesus para o Pai, no dia conhecido biblicamente como “Dia de Pentecostes”, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos em Jerusalém conforme o descrito pelo próprio Cristo durante o seu ministério. Vejamos como Lucas descreveu este evento: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos 2. 1-4). O Espírito Santo veio sobre a Igreja do Senhor e permanecera com ela ate a consumação dos Séculos.

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário