terça-feira, 16 de outubro de 2012

JESUS BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO




E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. (Mt 3. 11)

Jesus Cristo ao iniciar o seu ministério terreno e sabendo que João Batista pregava o evangelho e batizava os judeus que criam no seu batismo nas águas do rio Jordão, Cristo dirige-se até ao Jordão local onde João batizava ali se submete ao mandamento divino (At 1. 4), sendo batizado por João na águas do Jordão, neste momento vamos encontrar o testemunho de João Batista sobre a missão do Nazareno, João disse: “... mas aquele que vem depois mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo.” (Mt 3. 11). E Jesus ao sair de sua imersão nas águas do Jordão teve a sua deidade por Deus, ao descer sobre Ele na forma corpórea de uma pomba o Espírito Santo e ouviu-se um brado deste os céus “Este é o meu filho amado em que me comprazo” (Mt 3. 17) Testificando assim o batismo de Jesus pela presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Jesus durante o seu ministério terreno ensinou aos discípulos sobre o derramamento do poder do Espírito Santo sobre eles, promessa esta, já predita pelos profetas, e que com autoridade do Filho do Altíssimo, não só confirmou a efusão do Espírito Santo sobre os discípulos como também deu diretrizes para o recebimento deste após a sua volta para o Pai “Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24. 49; At 1. 4, 5), permanecendo, pois os discípulos unânimes reunidos no cenáculo, cinqüenta dias após Jesus ter voltado para os céus, o Espírito Santo desceu sobre eles, que foram cheios do poder de Deus, e falaram novas línguas como sinal do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja Primitiva.
Portanto o batismo com o Espírito Santo é uma dádiva divina concedida por Cristo aqueles que Nele crêem, sendo assim esta promessa alcança a Igreja de Cristo na atualidade. Que possamos, pois buscar este revestimento de poder e assim como labaredas divinas aguardar a volta de Cristo para arrebatar a sua Igreja.

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário