sábado, 6 de outubro de 2012

OS PROFETAS FALARAM SOBRE A VINDA DO MESSIAS




“O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras.” (Rm 1. 2)


O nascimento de Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo com a missão de resgatar os homens de seus pecados, esta é uma das mensagens abundante no Antigo Testamento principalmente entre os profetas, uma vez que todos eles: quer explicitamente ou implicitamente descreveram em suas profecias o advento do Messias vindo da parte de Deus para a redenção da humanidade.
O profeta Isaias disse: “Porque um menino nos nasceu e um filho se nos deu” (Is 9. 6), falando do filho de Deus dado os homens em resgate de suas almas, e ainda; “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho,” (Is 7. 14), descrevendo o milagre do seu nascimento virginal, e mais; “Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades” (Is 53. 5), isto falando de seu sacrifício vicário. Já entre os profetas menores vamos encontramos o profeta Miqueias dizendo: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel.” (Mq 5. 2), falando do local de seu nascimento e de sua missão entre os homens. O profeta Zacarias diz: “eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.” (Zc 9. 9), falando de sua humildade a pesar de sua majestade, e de sua entrada triunfal na cidade de Jerusalém momento em que seria apresentado a toda a população de Jerusalém como o Bendito Rei que vem em no do Senhor. O Profeta Oseias por sua própria vida conjugal apresenta ao povo de sua época as suas transgressões e adultério pela adoração aos deuses dos gentios, e o perdão de Deus aqueles que de coração contristados e arrependidos abandonarem as suas iniquidades, voltando-se para o Senhor Deus, numa mensagem implícita da condição humana diante de Deus e Cristo como única solução para a redenção deste homem transgressor. Da mesma forma Jonas pela sua pregação na cidade de Nínive, fazendo com que toda uma cidade deixasse o seu caminho de pecados e iniquidades, a clamasse ao Senhor Deus em um jejum envoltos em saco e cinzas, pelo que obtiveram de Deus misericórdia e a cidade deles poupada de terrível destruição, apontado para o caráter redentor da vinda do Messias.
Portanto a mensagem dos profetas, por todas as referências citadas e por tantas outras encontradas no Velho Testamento, podemos afirmar que eles falam e com toda a autoridade divina da vinda de Jesus Cristo o Filho de Deus com a missão de restaurar o homem que se havia perdido (Lc 19. 10), fato este atestado pelo próprio Cristo, e também por seus santos apóstolos, como é o caso do Apóstolo Paulo no texto em tela. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário