segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO


“A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações.” (Pv 14. 34)

Justiça Social, uma das necessidades da população que mais se busca na atualidade principalmente no Brasil, onde vamos encontrar uma gritante desigualdade social, e por que não dizer uma brutal desordem social, onde os mais pobres estão jogados na vala comum da indigência, e do descaso do poder público, enquanto a minoria mais rica desfruta de privilégios só comparados aos encontrados entre os súditos das cortes reais da idade media.
Embora os índices de qualidade de vida, e de justiça social no país tenham apresentado melhorias significativas nos últimos anos, devido a atuação do poder publico com investimentos em programas, que promovem a distribuição de renda, e ascensão social das classes menos favorecida da população, e o acesso a educação a uma parcela da população que por muitos anos ficou a margem desta, percebemos que ainda a muito a ser feito para se estreitar cada vez mais a faixa de exclusão das populações a programas de assistência social que as beneficiam com melhorias na sua condição de vida e ascensão social.
O sábio Salomão em seus provérbios fala-nos sobre este importante tema ensinando-nos que a justiça social engrandece os povos ou nações, e este fato estar perfeitamente confirmado por toda a Escritura Sagrada. Deus falou ao seu povo através de Moises (Ex 20. 17; 21. 1- 36; 22. 1-15), e era uma preocupação do Senhor Deus para que o seu povo cumprisse a risca os mandamentos divinos sobre justiça social, e foi o desobedecer a estes princípios que levou o povo hebreu ao cativeiro babilônico, já no Novo Testamento e vamos encontrar o apóstolo Tiago escrevendo: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tg 1. 27). Portanto se a Igreja de Cristo almeja o reconhecimento como agencia do Reino de Deus na terra necessita urgentemente ingressar nesta luta, na buscar por uma aplicação por parte do poder publico de uma política de Justiça Social abrangente, bem como o engajamento em atividade que atenda como políticas sociais os menos favorecidos de nossa população. Amém.


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário