quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O CONSOLADOR ESTÁ SEMPRE CONOSCO


“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” (Jo 14. 16)

Jesus ensinando aos discípulos a respeito de sua missão e instruindo a sobre de sua partida para o Pai, começa por falar das moradas celestes (Jo 14. 1-3), Cristo entendia que com a sua partida os discípulos se sentiriam sozinhos em meio a uma comunidade hostil a pregação do evangelho, e principalmente depois do evento que estava para acontecer que nem mesmo os discípulos entediam, isto é, a sua morte de Cristo e ressurreição milagrosa ao terceiro dia, e a que pregação deles teria por pilar o sacrifício vicário de Jesus na cruz do calvário.
Jesus inicia a sua preleção por confortar-lhes o coração mostrando-lhes as mansões celestiais, dando-lhes a certeza de que aquela separação seria temporária e que embora lhes fosse constrangedora, serviria para o crescimento e amadurecimento espiritual deles, e bem como para expansão do reino de Deus sobre todos os homens, “...e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
(Atos 1. 8).
Mais Cristo neste ensino vai também confirmar as profecias dos profetas do Antigo Testamento sobre o derramamento e efusão do Espírito Santo ( Jl 2. 28, 29; Is 44. 3), que viria sobre eles com muito poder, trazendo o revestimento necessário para o cumprimento da missão evangelizadora de Cristo e bom desempenho deles na pregação do Evangelho e alcance das almas para o Reino de Deus, e a vinda do Espírito Santo não seria um evento temporário, a semelhança do ministério terreno de Cristo, isto é, Cristo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1. 29) e sim uma vinda sobre a Igreja de Cristo como um consolador para assumir as prerrogativas e lacunas deixadas com a volta de Cristo ao Pai. Logo uma vinda definitiva para ficar, orientar, direcionar, santificar, preparar, e dar poder a Igreja para cumprir a missão de expansão do Reino de Deus e pregação do Evangelho de Cristo até os confins da terra. Portanto Cristo não deixou os seus sozinho e abandonados neste mundo, mas nos enviou o Espírito Santo que ficará com a Igreja até a consumação dos séculos. Amém.

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário