sábado, 29 de dezembro de 2012

(Tt 2. 2-6) A FAMÍLIA QUE AGRADA A DEUS



“Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.” (Tt 2. 2-6)

Paulo em uma instrução ao pastor Tito, nos mostra o comportamento que deve ser seguido pelos os integrantes de uma família Cristã, e que desejam com este comportamento agradar a Deus. Escrevendo a respeito dos mais idosos, recomenda o apóstolo que sejam sóbrio, graves, prudentes e sãos na fé, a exemplo do patriarca Abraão, que em sua mocidade vamos encontra-lo um tanto temeroso e inconsistente em suas decisões, pois ao entrar no Egito negou que Sara era sua esposa temendo por sua vida, mais vamos encontrá-lo em sua maturidade, mantendo a sua fé em Deus e  sendo abençoado por Ele, que lhes concede um filho mesmo sendo este de idade avançada, e a sua esposa Sara já na menopausa (Gn 18. 10-12), e depois numa demonstração de fé e amor a Deus, o patriarca se dispõe a oferecer o seu único filho Isaque, filho de sua velhice e holocausto ao Senhor, fato que só não foi concretizado pela intervenção divina (Gn 22. 1-19), porém o patriarca tornou-se para nós outros um exemplo de fé e perseverança em crer no Deus vivo e todo poderoso, Abrão o pai da fé (Rm 4. 11, 12, 16), assim é ele tratado nas Escritura Sagrada.
A expressão, “velhos”, no texto em tela é empregado pelo apóstolo em relação a pessoas com mais de 50 anos, que por sua idoneidade e maturidade devem porta-se como exemplo aos mais jovens, vale salientar que a maturidade, não é medida pela idade ou mesmo pelo conhecimento de alguém, mas sim pela capacidade da pessoa em  fazer aplicação das verdades aprendidas ao longo de seus dias e discernir com clareza entre o certo e o errado, e entre o bem e o mal (Hb 5. 13,14). Escrevendo especificamente as mulheres, ele aconselha que as mais velhas instruam com sabedoria as mais novas, para que se tornem pelo exemplo e exortação, boas donas de casa, que cuidem bem de esposo e filhos, e não sejam dadas a bebedeira e a fofoca, antes temam ao Senhor e sejam em todo submissas aos seus maridos, e assim não venha a se tornarem motivo de escândalos no meio da Igreja de Cristo, e na sociedade em que vivem.
Pelo que entendemos das palavras do apóstolo Paulo, se em nossas igrejas mulheres sabias e idôneas fosse destinadas com mais ênfase ao ensino de outras mulheres, principalmente nos que diz respeito ao relacionamento conjugal, e ao trato domestico com base na palavra de Deus, é provável que os casos de infidelidade conjugal masculina diminuíssem consideravelmente no meio das comunidades cristas, uma vez que teríamos mais esposas cuidando bem do ser lar de do seu marido com amor e vigilância sem possibilitar maculas no seu relacionamento íntimos com o esposo, para a satisfação deste e edificação de toda a casa (Pv 14.1). Quando Paulo fala das esposas amarem seus maridos e filhos, não esta falando de simplesmente romantismo, de belas declarações de amor, daquelas que caem muito bem entre casais jovens e apaixonados, mais o apóstolo fala de ações que expressem ao companheiro o amor e a dedicação que esposa tem pelo seu companheiro, ações estas que estão muito acima de qualquer palavra ou mesmo de uma melosa declaração romântica e bem estruturada gramaticamente, mas atos e palavras que reflitam o compromisso da esposa como o bem estar do seu companheiro, e dos filhos descendentes desta relação de amor e compromisso com a sociedade e com Deus.
Dentro desta perspectiva Paulo instrui os mais jovens a seguir o exemplo dos mais velhos, eles que buscam ainda firmarem o caráter, e construir um caminho solido rumo a felicidade e a paz em meio a esta sociedade de violência e que a cada dia põe em cheque a vida em família. Logo é no exemplo e ensino dos mais velhos que estes encontrarão um porto seguro para ancorar a sua busca por dias de paz e felicidade, no seio de uma família bem ajustada que em tudo procura agradar a Deus. Amém!!


Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário