terça-feira, 4 de dezembro de 2012

(Dn 12. 1) DANIEL PROFETIZOU O TEMPO DE ANGÚSTIA


“E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.” (Dn 12. 1)

Estamos diante de um texto profético e escatológico, ditado pelo profeta Daniel, o mais escatológico dos profetas bíblicos, neste texto ele fala sobre o fim dos tempos, isto é o fim do império do mal ou das trevas sobre a terra, o fim do domínio de Satanás sobre a criação de Deus, na segunda vinda de Cristo para arrebatar sua Igreja e julgar os homens no grande trono branco. È através de um tipo que o profeta descreve este período da historia da humanidade, isto é, o domínio dos caldeus sobre os filhos de Judá e a consequente restauração milagrosa do povo de Deus, e o banimento dos babilônicos de sobre a face da terra (Dn 11. 36-40).
Quando o profeta descreve um tempo de angústia, como nunca houve sobre a terra, ela fala a respeito da grande tribulação, o governo literal do anticristo, que se abaterá sobre a terra logo após a retirada da Igreja de Cristo da terra pelo arrebatamento. Vejamos como o próprio Cristo descreveu estes dias: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.” (Mt 24. 15-22).
Este poder com prerrogativas mundiais, governado dentro de uma perspectiva pacificadora, exigira de todos os moradores da terra, adoração como se fosse deus, e todos quantos se oporem a este regime ditatorial serão massacrados e trucidados pelo regime do anticristo, o que acontecerá principalmente com o renascente judeu que não se dobrará em nem se curvará diante deste governo, que por fim o anticristo tentará esmagar toda a nação de Israel na grande batalha do Armageddon, momento em que Cristo com poder e gloria voltara triunfante e resgatará nacionalmente a Israel, e todos os filhos de Judá, reconhecerão a Cristo como o Messias enviado de Deus, e que esteve entre a, pelo menos dois séculos atrás.
Deste período de tribulação só escaparão aqueles que se arrependeram dos seus pecados, creram em Cristo como o redentor de suas vidas, tiveram os seus nomes escritos no livro da vida que é o registro de Deus dos justificados pela fé (Êx 32. 32; Sl 69. 28; Lc 10. 20; Ap 20. 12), e que herdarão a vida eterna sem passar pela grande tribulação. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário