terça-feira, 11 de dezembro de 2012

(Ed 3. 10)- LANÇAM-SE OS ALICERCES DO TEMPLO



“Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao SENHOR conforme à instituição de Davi, rei de Israel.” (Ed 3. 10)

O povo de Deus estava de volta a sua terra conforme o predito pelos profetas após os setenta anos de cativeiro babilônico (Jr 25. 10, 11), eles haviam regressado a Jerusalém, por decreto de Ciro rei da Pérsia, liderados por Zorobabel e Esdras com o objetivo de edificarem o templo em Jerusalém, um templo de adoração e louvor ao Deus Verdadeiro, libertador e vingador dos filhos de Israel.
Quando o povo já estava amparado em suas cidades, após o regresso, todo o povo em assembleia solene se ajuntaram em Jerusalém (Ed 3. 1,2) e a primeira providência dos sacerdotes Jesuá e Zorobabel, foi no sentido de restabelecer o culto a Deus, com a edificação de um altar ao Deus de Israel, bem como passaram a oferecer os sacrifícios ao Senhor conforme o mandamento divino, a lei de Moisés, a celebração das festas anuais ao Senhor, conforme tudo o que o Senhor Deus havia determinado por Moisés o seu servo, e em meio a esta celebração temos o inicio dos preparativo, projetos e contribuições para a edificação da nova casa de adoração e louvou a Deus (Ed 3 1- 7).
O trabalho de construção logo começaria. E dois anos após o regresso do sacerdote Zorobabel a Jerusalém, já com o culto divino restabelecido, se dá o inicio das obras com o lançamento dos alicerces do novo templo de Jerusalém a ser edificado com a participação dos sacerdotes e levitas bem como de seus filhos: “E no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro a Jerusalém, começaram a obra da casa do SENHOR, e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para que a dirigissem. Então se levantou Jesuá, seus filhos, e seus irmãos, Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem, para dirigirem os que faziam a obra na casa de Deus, bem como os filhos de Henadade, seus filhos e seus irmãos, os levitas.” (Ed 3. 8, 9), O lançamento dos fundamentos da nova casa foi motivo de celebração para os filhos de Judá, principalmente para aquele que viviam para o serviço da cada do Senhor, os levitas, os cantores, os sacerdotes e os porteiro, pelo que eles se apresentaram diante do Senhor cantado e exaltando a Deus, pela sua infinita bondade e misericórdia, embora estivessem jubilosos pela volta a sua terra, e inicio da edificação do novo templo, existia entre o povo, um misto de alegria e tristeza, até porque a nova casa não se podia comparar  com a suntuosidade do antigo templo construído por Salomão e destruído por Nabucodonosor, e na celebração de lançamento das fundações, os mais velhos que conheciam a grandeza do antigo templo choravam e lamentavam, por ver a nova edificação menor e menos preciosa, porem os mais novos se rejubilavam por ver a mão de Deus estendida sobre todo o povo, e os abençoando na edificação da nova casa.(Ed 3.10-13), e vamos também encontrar o profeta Ageu confortado a todos os edificadores da casa, e o povo de Israel com relação a presença de Deus naquela nova casa em construção e revela. A glória daquela casa seria maior que a glória da primeira casa, embora perdesse em suntuosidade, mais em relação a presença e a glória de Deus, esta nova casa seria mais bem aventurada (Ag 2.9). Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário