sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

(Ed 5. 1, 2) REINICIA-SE A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

 
“E os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram. Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.” (Ed 5. 1-2)

Depois de vários anos de paralisação das obras de reconstrução do templo em Jerusalém, desde o decreto do rei Artaxerxes, até os dias do reinado de Dario sobre o trono Persa, Deus levanta a Ageu e Zacarias profetas do Senhor a encorajar e cobrar dos filhos de Judá, a se disporem e reiniciarem as obras de reedificação da casa do Senhor, até porque os israelitas, aproveitando aqueles dias sem a dedicação ao serviço de construção do templo resolveram investir e intensificar a construção de suas próprias casas, e muitos deles já se encontrava bem e confortavelmente instalados, a ponto de entenderem que a construção do templo podia esperar um pouco mais, porem Deus usando a Ageu lhes instrui duramente: “Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR.” (Ag 1. 2-8), e assim, encorajados pelos profetas de Deus, Zorobabel o governador reinicia a construção da casa do Senhor, mesmo sem a ordem do rei Dario, pelo que os inimigos do povo de Deus logo se levantaram contra a construção e reedificação dos muros da Cidade Santa, tentaram pela força e intimidação fazer parar novamente as obras, porém Deus estava no comando daquele empreendimento e não deixou os edificadores se abaterem, no que eles escrevem a Dario rei da Pérsia, solicitando novo embargo das obras, mas Deus age em favor dos seus.
Agora o rei verificando as crônicas encontra o antigo decreto de Ciro, dando ordens para que se edificar a casa do Senhor em Jerusalém, pelo que, o rei Dario ratificando este edito, decreta a continuidade das obras, como também define punição para todos quantos tentassem impedir o progresso delas, e garantindo que os investimentos a serem feitos para o termino daquela obra, seriam todos bancado pelo tesouro real da Pérsia (Ed 6. 1-12).
Portanto pela providencia divina, decreto do rei Dario, encorajamento dos homens de Deus Ageu e Zacarias, e comando de Zorobabel, os filhos de Judá se dispuseram a reconstruir ao templo que estava em Jerusalém e em seis anos a casa estava pronta segundo o mandado de Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário