segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

(Sl 128. 3,4) O MODELO DA FAMÍLIA.

 
“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.” (Sl 128. 3-4)

O salmista em o salmo 128, louvando a Deus e exaltando as bênçãos daqueles que temem ao Senhor, traça para nos outros um modelo de comportamento da família Cristã, vejamos todo salmo escrito por Davi: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR. O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.” (Sl 128. 1-6)
A expressão “bem- aventurado” descreve a felicidade daqueles que confiam no Senhor e que voluntariamente fazem a sua vontade, (Sl 124. 1, 2) e no verso primeiro temos dois comportamento que devem ser seguido, para, o homem obter esta felicidade durante os seus dias no mundo dos viventes, “temer ao Senhor”, que fala do compromisso e da fidelidade do homem para com o seu criador, sabedor de que o Senhor Deus governa todas as coisas, e é o justo recompensador do homem em todas as suas atitudes, este segue os mandamentos do Senhor e os tem por regra de fé e prática, já o “andar nos seus caminhos”  que fala-nos do seguir fielmente os ensinos e mandamento de Deus, descrito nas paginas do texto sagrado, que fará o homem justo para a salvação, comportando-se assim o homem estará apto a desfrutar das bênçãos divina e a sua casa será contemplada por uma felicidade sólida e duradoura.
Na sequência temos a descrição da benção sobre a família, iniciando com a esposa como “videira frutífera” e esta produzindo ao lado da sua morada, isto fala de fertilidade e alegria da criação de filhos em uma família sobre a benção de Deus, e os filho como “planta de oliveira” dando a ideia de produtividade, e solidez e sustentabilidade, uma vez que os filhos eram visto como elementos essenciais a vida e ao prolongamento das gerações, (Sl 127. 3-5), naqueles dias, uma grande prole significava mas força de trabalho nos campos, o que poderia aumentar o bem- estar em geral da família.
Portanto o homem que teme o Senhor Deus, a ele serve com fidelidade, alcançará a benção do Eterno sobre toda a sua casa, e sua família será modelo em meio aos fieis neste mundo. Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário