quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

(Ef 6. 1-3) OBEDIÊNCIA NA FAMÍLIA



“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef 6. 1-3)

A palavra de Deus, como um manual divino para a família Cristã, traz através do apóstolo Paulo, sábios ensinamentos para a edificação do povo de Deus em todos os tempos (Ef 5. 22-33; 6. 1-4), o texto em tela é exemplo do equilíbrio que sempre vamos encontrar na palavra de Deus: os filhos devem obedecer aos pais, e os pais devem tratar os filhos de modo a merecer, a obediência e o respeito dos filhos. Os filhos devem obedecer aos pais por amor a Cristo, mesmo que os pais não sejam cristãos, pois assim o fazendo estes demonstrarão temer ao Senhor e com seu comportamento poderão ganhar seus progenitores para Cristo.
Honrar aos pais é um mandamento divino incluído no decálogo (Êx 20. 12), e o único dos Dez Mandamentos que é seguido de uma promessa: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.” (Dt 5. 16), sem duvida alguma os filhos cristãos não devem fazer nada de imoral mesmo que os pais  lhes ordenem que o façam. Nestes casos, os filhos devem obedecer a Deus e não os homens (At 5. 29). Os pais, por sua vez, não devem ser excessivamente severos como os filhos nem ridiculariza-los (Ef 6. 4).
Diante do exposto só temos a afirmar que a família é um dos pilares de sustentação da sociedade, e uma instituição divina, que estar fundamentada no mandamento divino, e tal instituição requer de seus integrantes, o respeito multo entre eles, um amor verdadeiro e fraterno, e uma fidelidade incondicional aos laços familiares, para manter a benção de Deus sobre esta instituição que é sustentáculo de uma vida em sociedade. A paz de Senhor Jesus Cristo seja perene sobre toda a família Cristã. Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário