quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

(Ed 4. 23, 24) – O EMBARGO DA CONSTRUÇÃO



“Então, depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém, aos judeus, e os impediram à força e com violência. Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém; e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia.” (Ed 4. 23, 24)

À medida que o serviço da casa do Senhor prosseguia a oposição aos construtores ficava mais acirrada, e quando os inimigos do povo de Deus se aperceberam que pela força, e desanimo, não haveriam de fazer parar a obra, apelaram para o rei da Pérsia, o Reis Artaxerxes e em carta reivindicara do rei o embargo da obra, vejamos o teor da carta enviada ao rei por Reum e Sinsai: “Este, pois, é o teor da carta que mandaram ao rei Artaxerxes: Teus servos, os homens dalém do rio, em tal tempo. Saiba o rei que os judeus, que subiram de ti, vieram a nós em Jerusalém, e reedificam aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros, e reparando os seus fundamentos. Agora saiba o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem, eles não pagarão os direitos, os tributos e os pedágios; e assim se danificará a fazenda dos reis. Agora, pois, porquanto somos assalariados do palácio, e não nos convém ver a desonra do rei, por isso mandamos avisar ao rei, Para que se busque no livro das crônicas de teus pais. E acharás no livro das crônicas, e saberás que aquela foi uma cidade rebelde, e danosa aos reis e províncias, e que nela houve rebelião em tempos antigos; por isso foi aquela cidade destruída. Nós, pois, fazemos notório ao rei que, se aquela cidade se reedificar, e os seus muros se restaurarem, sucederá que não terás porção alguma deste lado do rio.” (Ed 4. 11-16).
Pelo que o rei Artaxerxes, recebendo tais notícias mandou uma ordem para que o serviço de reedificação da casa bem como de seus muros fossem interrompidos, e que nenhuma obra naquele local poderia ser realizada, a não ser mediante a sua ordem. Logo os inimigos dos filhos de Judá foram a Jerusalém fizeram parar a obras, que permaneceu nesta condição até que Deus por intervenção de Dario rei da Pérsia a obra foi retomada no segundo ano de seu reinado. Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário