terça-feira, 25 de dezembro de 2012

(Ef 5. 22-24) A SUBMISSÃO NA FAMÍLIA



“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.” (Ef 5. 22-24)

Deus ao instituir o casamento lá no Éden, quando entregou ao varão uma varoa a qual o próprio Deus, havia formado tomando do varão uma de suas costelas e, portanto Adão, o varão disse: “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gn 2. 23-24), mas logo veio na vida daquele casal um desastre  que os afastaria do convívio diário com o seu criador e que os tornariam seres carentes de resgate, seres dependentes da graça de Deus para a salvação, este desastre foi o pecado do homem, este desobedeceu a Deus dando ouvidos a palavras da serpente “Satanás”, comendo do fruto ao qual Deus lhes havia proibido de comer, e diante disto Deus puniu o casal e os colocou fora do éden para lavrar a terra, e dela recolher agora a sua sobrevivência, vejamos a punição que coube a mulher: “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” (Gn 3.16).
Portanto a submissão da mulher dentro do casamento foi dada por Deus como parte da punição em função da desobediência lá no Éden, porém esta mulher foi dada ao homem como uma idônea adjuntora, para que estivesse ao seu lado, e lhe auxiliasse nas mais diversas tarefas designadas por Deus ao homem, e que agora ele teria que cumpri-las com muito mais desgaste em função também de parte de sua punição pelo pecado (Gn 3. 17-19), logo a submissão da esposa ao marido não é uma submissão cega e subserviente, e sim participante e responsiva, onde a mulher deve a subimissão, e o esposo o amor e a dedicação incondicional. Portanto é esta submissão que a Palavra de Deus exige no matrimonio submissão que fará o casamento próspero e feliz, o lar uma benção, trazendo a família paz e harmonia, para a criação de filhos saldáveis e bem ajustado na construção de uma sociedade, digna e respeitadora dos desígnios divino.
O matrimonio nos dias atuais, tem sido alvo de constantes ataques satânico, levado esta instituição divina de felicidade e realização ente o homem e uma mulher, a algo banal e descompromissado, visto pelos homens como coisa que pode ser substituída por prazeres efêmeros, e relacionamentos ilícitos e desprovidos de respeito da sociedade e reprovados por Deus e pela sua palavra, mas o mandamento do Senhor é um matrimonio heterossexual (Mt 19. 4-6), com fidelidade mútua, com base no amor e submissão, para a expansão da espécie, e criação de filhos educados no temor do Senhor Deus e nos princípios de sua palavra a Bíblia Sagrada. Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário