quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

(Ed 4. 3) – A EDIFICAÇÃO DO TEMPLO

“Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós sozinhos a edificaremos ao SENHOR Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia.” (Ed  4. 3)

Após a grande festa de lançamento das fundações do novo templo em Jerusalém (Ed 3. 8-13), os filho de Israel, põem  em ação o plano para reedificar a casa do Senhor conforme a orientação do Senhor Deus de Israel e decreto de Ciro rei da Pérsia.
Logo que começou a construção do templo, bem como a reedificação dos seus muros, surgiram também as oposições ao serviço na casa de Deus, pois os gentios que habitavam em Jerusalém naqueles dias, trazidos para habitarem na região pelo rei da Assíria tentaram, sabotar o plano de reedificação, fazendo-se adoradores do Deus de Israel queriam infiltra-se no meio dos edificadores, e assim prejudicar o bom andamento das obras, pelo que não obtiveram sucesso, pois Deus dando discernimento a Zorobabel o governados dos filhos de Judá não permitiu tal intervenção, pelo que eles agora passaram a inquietar os edificadores com o objetivo de desencorajarem os filhos de Israel na edificação da casa.
Mais em meio a toda a oposição aquela casa se ia edificando, pois o Senhor Deus encorajava os edificadores e usava o profeta Ageu e Zacarias para manter o ânimo do povo empenhado no serviço da nova casa de Deus em Jerusalém. A paz do Senhor a todos. Amém!!!


Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário