quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

(Ef 5. 25-28) AMOR SACRIFICAL NA FAMÍLIA

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Ef 5. 25-28)

No texto Paulo exortando aos crentes de Éfeso, dirigi-se aos maridos, Paulo não estava pregando a autoridade e subserviência da esposa em relação ao esposo, ao contrario disto, ele ensina que o esposo deve amar incondicionalmente sua esposa, sacrificando a si mesmo por ela. O amor do esposo para com a sua esposa deve ter como parâmetro o amor de Cristo para com a sua noiva imaculada a Igreja, um amor que estar até mesmo disposto a entregar a sua própria vida pela outra pessoa e servir-lhe, ainda que este ato signifique dor e sofrimento.
O Apóstolo dos gentios ainda sintetiza o que Jesus fez pela sua Igreja, Ele amou tanto a Igreja que se entregou a cruz e nela morreu para redimi-la e salvá-la para si. Suas ações na cruz não somente a salvaram mais também santificaram, isto é, Jesus queria levar a Igreja a ser o que ela devia ser o templo e morada do Espírito Santo.
A exortação do apóstolo é intransigente os maridos devem amar as suas esposas como os seus próprios corpos, com esta afirmativa Paulo diz para nos outros que devemos amar a nossa esposa como amamos o nosso próprio corpo, No mundo pagão de Roma e da Grécia antiga tal amor era inconcebível entre os homens, e até hoje entre aqueles que não têm a Cristo por Senhor e Salvador de suas vidas, amar a esposa de forma sacrifical e incondicional como Cristo amou a Igreja, é algo utópico, que só acontece na ficção para causar emoções em corações de adolescentes imaturos.
Porém Deus exige pela sua Palavra o compromisso do homem de Deus para com a sua família, com especialidade a sua esposa, um amor incondicional, como o amor de Cristo pela sua Igreja. Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Um comentário:

  1. louvado seja Deus em sua infinita misericórdia e sabedoria.

    ResponderExcluir