quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

(1 Rs 19. 14) ELIAS UM HOMEM E ISOLAMENTO


“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” (1 RS 19. 4)

O profeta Elias, o homem de Deus que enfrentara a Acabe e os profetas de Baal e saiu vitorioso agora recebe de Jezabel um recado: “E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.” (1 Rs 19. 1-2), e o profeta diante da reação desta mulher, percebe que a vitória no Carmelo, não surtiu o efeito esperado por ele, que era o fim da apostasia entre os filhos de Israel que era crescente nos seus dias, com o abandono do culto a Baal, e o retorno a um culto genuíno e exclusivo a Senhor Deus. Pelo que temendo por sua própria vida, ele abandona Samaria indo para Horebe (1 Rs 19. 3-9).
De caminho para depois de se desfazer do seu servo em Berseba e caminhar por um dia no deserto debaixo de um zimbro o profeta procura o isolamento, já em Horebe ele procura uma caverna e ali se esconde, isolando-se de todos. Elias estava decepcionado ele constatou que nada havia mudado, mesmo depois daquela tremenda demonstração de poder do Altíssimo, que embora o povo tenha glorificado a Deus naquele momento, e até tenha cumprido a ordem do profeta em matar a todos os profetas de Baal ( 1 Rs 18. 30-40), logo o povo se esqueceu dos feitos do Senhor e voltou a praticar o que era mau aos olhos do Senhor, deixando o profeta a mercê das ameaças de Jezabel, pelo que Elias se isola em Horebe, não por medo de perecer na mão de Jezabel, até porque em sua angústia ele pede ao Senhor que lhe tire a vida (1 Rs 19. 4), o profeta de Deus só não queria morrer pela mão da ímpia Jezabel, ele poderia até morrer desde que fosse, até orava por isto, pelas mãos do Senhor Deus.
Os dias de isolamento na vida de Elias serviu para o Senhor conforta-lo, cura-lo e restaura-lo depois daquela longa jornada, a ponto do Senhor falar com o profeta e mostra-lhe que o Senhor não o havia desamparado (1 Rs 19.15-18) e que mesmo diante de toda a perseguição Deus havia conservado um remanescente de sete mil profetas de Deus que não se dobravam aos caprichos da ímpia Jezabel e nem tão pouco se curvavam diante de seus Deuses. Que possamos permanecer fiéis ao Senhor mesmo na luta e na aflição que Ele nos garante a vitória e o conforto de nossas almas em qualquer situação. A paz do Senhor a todos. Amém!!


Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário