terça-feira, 15 de janeiro de 2013

(1 Re 18. 2) AS CONSEQUÊNCIAS DA ESTIAGEM.



E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria. (1 Rs 18. 2)

Os filhos de Israel governados por Acabe e Jezabel, em razão de sua apostasia e seus pecados, recebia de Deus uma punição até que eles reconhecessem que Deus, o Deus a que Elias servia era o Deus verdadeiro e único merecedor de toda a adoração. Foram três anos e seis meses sem chuva e nem mesmo orvalho caia do céu sobre os habitantes de Israel (1Rs 17.1; Tg 5. 17), portanto a escassez ditava a regra e a fome era extrema (1 Rs 18.2) A seca havia devastado tudo e provado que Baal era um deus inoperante quando se tratava dos fenômenos naturais, a escassez produzida pela longa estiagem, provocava fome intensa e devastava até os animais da montaria real (1 Rs 18.5), mostrava para Acabe e todo povo que somente Senhor, era o Deus da provisão e que sem Ele não haveria chuva e como consequência não haveria alimentos.
Diante desta situação Elias o profeta de Deus que fora sustentado por Deus durante aqueles dias de seca se apresenta a Acabe e com toda a autoridade divina, destrói oitocentos e cinquenta falsos profetas dos impotentes Baal e Asera (1 Rs 18. 39-45), e o povo de Deus é constrangido a reconhecer a Deus como único Senhor, e retroceder na sua forma e propósito de adoração a Deus, pelo que o Senhor põe fim aquele período de estiagem, enviado uma torrencial chuva sobre a terra de Israel. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário